Abstenção
A abstenção nestas eleições municipais surpreendeu no primeiro e no segundo turno em todo o Brasil. E aumentou consideravelmente desde a de 2020. E vai continuar aumentando.
No país, ela chegou a 21,71% no primeiro turno e 29,26% no segundo. Aqui no Estado ela foi de 32,41%, deixando-o em terceiro lugar perdendo apenas para Goiás (34,43%) e Espírito Santo (33,17%).
E tão logo encerrou a apuração o TSE e o TRE-RS começaram a analisar o alto índice de pessoas que não foram às urnas e, neste primeiro momento, ministro, desembargadores e especialistas políticos deram um monte de motivos para isso. Mas, para mim ninguém tira da minha cabeça que o povo está descontente com a política nacional. Ele perdeu a esperança nas pessoas que elege para ocupar cargos públicos e não resolvem os problemas, apenas criando mais problemas e se beneficiando do cargo. Outra coisa. Esse pessoal que não foi votar estaria ligado à direita ou à esquerda?
O povo brasileiro está desesperançoso com a classe política e a tendência é que a coisa vá piorar a cada eleição. Podem apostar. Cada vez mais aumentará o número de ausentes nas urnas por conta desse modelo político atual.
Urge liberar o voto como já acontece em outros países. Não tem que ser mais obrigatório. Vota quem quer e deu.
logo o stf vai enviar o exercito para buscar em casa o eleitor pra provar q o voto é democratico
afonal o modelo eleitoral do brazel serve de espelho para outras galaxias
menos para outros países……..
STF não manda em eleições, é o STE. Primeiro vai estudar os poderes, pra depois falar merda!
vc também errou a sigla correta é TSE kkkkkkkk
Sarico, há uma certa cultura um tanto equivocada quanto ao voto obrigatório no Brasil. Sim, o voto é obrigatório. Mas, se no dia da eleição o eleitor optar por ficar em casa, ele vai para a cadeia? Não, claro que não…
Na verdade, na verdade, o quê é, de fato obrigatório no Brasil, é a QUITAÇÃO ELEITORAL.
Basta justificar, sob pena de multa de menos de R$4,00.
De todo modo, eu sou da opinião de que o voto deve, mesmo, ser facultativo.
Defendem que o voto nao seja obrigatório. Depois não adianta reclamar dos que foram eleitos através do voto dos outros.
os eleitos são a maioria escolhida pelo programa do stj
Bobagem….os eleitos são os escolhidos pelo povo através do processo eleitoral criado pelos nossos deputados e senadores. O judiciario somente cumpre o que a lei criada pelos politicos manda. Se não está bom, cabe aos deputados e senadores mudarem a legislação, como tirando o quociente eleitoral, etc….mas acha que farão isso?