Projeto Crescer Tapera
Em 1993, com o objetivo de desenvolver Tapera (RS) com a criação de novas empresas e aumento de empregos, renda e impostos, a ACIT criou um projeto chamado “Planejamento para o Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Tapera”. Na época, lembro, houve uma movimentação, mas a coisa não teve prosseguimento por várias razões.
Já em 1997, a ACIT voltou, desta feita em parceria com a administração municipal da época, para dar sequência à sua proposta anterior, só que desta vez com mais mãos e cabeças pensantes, e criaram o Projeto Crescer.
Alicerçado pela GrowUp Estratégia Empresarial, empresa de marketing de Porto Alegre, o projeto foi lançado em novembro daquele ano, com grande pompa no Clube Aliança. O mesmo recebeu destaque da imprensa regional e estadual.
O Projeto Crescer deu ânimo aos taperenses e o município teve um significativo avanço em termo de desenvolvimento com a criação de vários polos (madeira, alumínio e metal mecânico). Enfim, ele cumpriu a sua missão e a coisa andou. Mas, com as mudanças que foram acontecendo no mundo toda aquela proposta se tornou obsoleta com o passar do tempo.
O Projeto Crescer fez uma radiografia geral do município em todos os setores, como nunca havia sido feito antes e muita coisa importante, que os taperenses sequer pensavam existir, apareceram e surpreenderam. Foram levantados os pontos positivos de Tapera, que não são poucos, diga-se de passagem, e também os negativos, para que se atacasse-os pontualmente. O PC fora criado pensando, além do município, nas gerações futuras.
Foram analisados aspectos políticos, sociais, econômicos, financeiros, legais, geográficos, climatológico, infraestrutura, entre outros. A ideia era captar investidores potenciais e parceiros e ainda analisar concorrentes.
Naquele tempo, há quase três décadas, já se falava em globalização, evolução tecnológica, preocupação com o meio ambiente, infraestrutura, cuidados com a terceira idade, entre outros. E mais. Preparar as pessoas para o que estava vindo pela frente, em todos os setores. Veja a visão do todo que se tinha aqui.
Estavam integrados ao Projeto Crescer: ACIT, Prefeitura, Cotrisoja, Câmara de Vereadores, Fundabento, COMDICA, Conselhos Municipais de Educação, Desenvolvimento Regional, Tutelar, Merenda Escolar, Desenvolvimento Rural, Emprego e Orçamento Participativo, entre outros.
Integravam o Projeto Crescer:
– PREFEITURA: Luiz A. Brunori (prefeito), Jorge Paulus (vice-prefeito) e os secretários municipais Alcides Maldaner (Obras), Alfano Moreira (Saúde) e Sirlei Iora (Fazenda e Planejamento)
– CÂMARA DE VEREADORES: Renato Cassol (presidente)
– ACIT: Ricardo Mombelli (presidente), Gerson Batistella, Inês Bauermann, Mariza Pierezan e Nelson Balensiefer
– SICREDI: Valdir Pasinato (presidente) e Sérgio Tonello (gerente)
– COTRISOJA: Aurélio Vicari (presidente) e Reny Kloeckner
– GRANDESPE: Euclésio Strauss
– BANCO DO BRASIL: Joel da Silva (gerente) e Sérgio da Silva
– BANCO MERIDIONAL: Eduardo Varotto (gerente)
– AGROLEITE: José Antônio Pierezan
Hoje, após todas estas mudanças econômicas, políticas, sociais, ambientais e tecnológicas, uma nova radiografia precisaria ser feita aqui em Tapera, por que o que fora levantado há quase 30 anos não serve mais para os dias atuais, em todos os setores conhecidos. Sem falar que o município evoluiu em muitas coisas nestes anos todos e que precisa evoluir em outros.
E se fossemos criar algo novo seria importante que o grupo fosse maior, com mais mãos e cabeças pensantes. Tapera tem muita entidade envolvida com ela e tem muitas pessoas com ideias que poderiam transformar o município. Que tal reunir toda essa gente e entidades e começarmos a pensar Tapera para sempre?
Em tempo. Me veio à cabeça o programa de governo de nossos candidatos a prefeito.
Comente