O Solon
O Solon era um ônibus que passava por Tapera, vindo de Soledade e que tinha como destino Cruz Alta. Isso lá nos anos de 1950 e 1960. Eu não o conheci, mas ouvi falar muito dele. É histórico aqui na região do Alto Jacuí, no Norte do RS.
O ônibus, de propriedade do seu condutor, chamado Solon, ou seu sobrenome, saia diariamente cedo de Soledade e passava por Espumoso, depois Tapera, Ibirubá e Cruz Alta. Ele passava também por Selbach, então distrito de Tapera, por que precisava passar por lá pois não havia ainda a ERS 223. Em cada cidade o coletivo ia aumentando o número de passageiros. Quem tinha como destino Carazinho, cidade bastante procurada na região naquela época, tinha de pegar outro ônibus em Tapera, o Rainha da Serra, empresa taperense do Emilio Theis. Mais tarde vieram as carazinhenses Águia Branca e Helios. Ao final do dia o ônibus retornava a Soledade passando pelas mesmas cidades e recolhendo e deixando muitas pessoas, pois naquele tempo o ônibus era o único meio de transporte que havia.
Eu fico imaginando qual seria o tempo da viagem entre Soledade e Cruz Alta, afinal são 130 km. Hoje, ela deve ser feita em duas horas.
Outros ônibus famosos também passaram aqui pela região. Tinha o Rockenbach, que fazia Espumoso a Carazinho, e o Ouro & Prata, que fazia Santa Rosa a Porto Alegre, e era conduzido pelo “nego” Euclides, sempre com um sorriso largo no rosto, e que levava jovens da região para estudar em Porto Alegre.
Repare na grafia Tapera no coletivo (foto).
E falando no Rainha da Serra, do Emílio Theis, tenho fotos de seus ônibus comigo e em breve vou atrás de informações sobre a empresa.
se fala tanto em preservaçao do meio ambiente, em gases toxicos produzidos pelos veiculos, mas os governos conseguiram terminar com as linhas de onibus. lembro que só por tapera com destino a porto alegre eram mais de 20 linhas semanais, hoje se tiver 3 ou 4 é muito. o governo ao invés de incetivar veiculos coletivos como onibus, micros ou ate mesmo vans, com mais horarios, conforto, teriamos menos veiculos individuais rodando pelas estradas, uma vergonha o que o governo faz, incentiva a venda de veiculos automotores a combustão, e fala em diminuir a emissao dos gases toxicos e prejudiciais ao meio ambiente. vejam que tipos de politicos que temos escolhidos, e pior que pela maioria dos eleitores, muito mal escolhidos. uma vergonha, como se diz é so pra ingres ver. Sei de muita gente que se tivesse vans com horarios alternatios daqui da regiao com destino a passo fundo, porto alegre,,,, deixariam de viajar de carro, pq nos ultimos 20 anos mais que triplicou o numero de veiculos nas estradas, mas as estradas são as mesmas. governo sem serventia mesmo,
Quem conversa fiada
Favou quem sabe tudo, mas de dentro do seu celular, porque da porta da sua casa pra fora não sabe nem aonde mora.