Blog do Sarico

Tapera já se chamou Coronel Gervásio


A história de Tapera, segundo os registros históricos, iniciou em 1897, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães e italianos vindos das regiões do Vale dos Sinos e da Serra, respectivamente. E aqui já havia moradores: Germano Kroessin e Fabrício Boron, vindos de São Leopoldo e Garibaldi, respectivamente. Não se sabe em que ano eles aportaram por estas bandas.

Antigamente, todo povoamento era feito às margens de rios, em virtude da água, necessária para o consumo humano e animal e à limpeza, e também perto de estradas ou picadas, o que facilitava o acesso a outros locais, pois nessa região havia imensos pinheirais.

No caso de Tapera, a colonização iniciou na Barra do Colorado, onde o rio Colorado encontra o Jacuí. Contam os mais antigos que lá é que deveria ter sido instalada a cidade.

No começo dos anos 1800, o coronel Gervásio Luccas Annes, ilustre prócer e abastado cidadão de Passo Fundo, adquiriu junto à Fazenda Nacional, uma ampla área de terras na Colônia do Alto Jacuí. E, querendo desenvolver as suas posses, solicitou a medição da imensa área com o objetivo de trazer colonos para cá e dar início ao povoamento da mesma. Com o passar dos anos, muitas cidades foram criadas nesta imensa área em que estamos.

No começo, Tapera se chamava Coronel Gervásio, como consta no termo de posse da professora Francisca Joanna Cerutti como agente dos Correios no vilarejo, em 1931.

A maioria dos taperenses não sabia disso.

No final dos anos 1930, o vilarejo, já habitado por colonos e pertencente a Passo Fundo, passou a se chamar Vila Tapera. Este nome foi dado por que quando começaram as medições das terras por aqui, foi encontrado um casebre a beira de um riacho e de uma picada, habitada por um castelhano fugitivo da Justiça argentina, que servia de abrigo aos tropeiros que viajavam das terras de Cruz Alta para Soledade. Aquela velha tapera é que deu origem ao nome do nosso município.

Segundo contam, o casebre ficava onde hoje está o City Hotel e o riacho em questão é o arroio Cinco Irmãos.

No começo, Tapera e Carazinho pertenciam a Passo Fundo que havia se tornado município em 1891. Carazinho se emancipou em 1931, com Tapera sendo um de seus distritos. E em 18 de dezembro de 1954, a Vila Tapera se tornou município.

Hoje, Coronel Gervásio dá nome a uma localidade no interior do município e a rua que leva ao parque de exposições, lar do idoso, cemitério municipal e as linhas São Luiz e São Pedro.

E aqui, o povoado foi instalado novamente próximo à água. Contam os antigos que na região central, entre a escola das freiras e a praça central havia um banhado onde pescavam peixes de tamanho considerável e que para se ir à escola (das freiras) tinham de atravessar pinguelas.

Uma coisa está difícil de levantar: por que a cidade foi instalada onde está hoje se na Barra do Colorado havia moradores, casa de negócios, igreja e oficina mecânica. Esta informação se perdeu com o tempo.



Comentários

Comente


*