Blog do Sarico

A nascente do rio Jacuí


Dia desses, trafegando pela BR 285, entre Mato Castelhano e Passo Fundo, chamou minha atenção uma placa indicando a nascente do Jacuí, um dos maiores e mais importantes rios do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 800 km.

Quem passa por aquela rodovia, indo em direção a Passo Fundo, verá uma placa à direita indicando a nascente, e uns 70 metros para dentro da propriedade vê-se uma pequena vertente que dá origem a este rio que passa aqui por Tapera, na divisa com Espumoso. E, do outro lado da rodovia, há uns 500 metros aquela água encontra o rio Passo Fundo e começa a sua jornada até encontrar o lago Guaíba, em Porto Alegre, a Lagoa dos Patos e, por fim, o Oceano Atlântico.

O Jacuí recebe água de vários rios: Peixe, São Bento, Ivaí, Guaporé, Piquiri, Soturno, Butiá, Colorado, Vacacaí, Botucaraí, Pardo, Caí, Sinos e Taquari, entre outros.

E o rio alimenta ainda cinco grandes usinas hidrelétricas: Ernestina, Passo Real (Salto do Jacuí), Itaúba (Pinhal Grande), Saltinho (Muitos Capões) e Dona Francisca.



Comente


*