Blog do Sarico

O primeiro poço artesiano de Tapera


A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) chegou a Tapera no dia 21 de dezembro de 1965, onze anos após a sua emancipação, e a estatal gaúcha, hoje substituída pela AEGEA, se instalou em uma casa de madeira que ficava na esquina das ruas Tiradentes e Rui Barbosa, onde hoje tem um prédio de moradia e no térreo as empresas Infotech e Infosoft.

E o primeiro poço artesiano perfurado na cidade, pela Corsan, ficava na então Praça Olavo Bilac, hoje Praça Dr. Avelino Steffens, e que foi aberto em 1953. Ele ficava bem em frente à Igreja Matriz, onde permaneceu até ser desativado nos anos 1970, tendo em vista que a Corsan estava para abrir outros pela cidade.

Eu subi várias vezes na sua estrutura para descansar depois de correr muito com a bicicleta, tomar sorvete, olhar o movimento na cidade ou conversar com a turma de dia e à noite. Ainda, brinquei muito no parquinho que ficava na frente dele.

Eu levantei a história da água em Tapera e vou publicá-la em breve.

 



Comente


*