Um “giro” pela Tapera dos anos 1970
Esta foto aérea de Tapera, tirada no começo dos anos 1970 pela Cinerama de Carazinho, mostra no primeiro plano o antigo Curtume Mombelli, que por 70 anos foi a maior empresa do município.
Vamos, agora, fazer um novo “tour” pelo passado da nossa cidade através da foto.
Partindo do então Curtume Mombelli, à direita dele, vemos o Salão Azul, que pertencia à empresa e que era uma espécie de clube para os seus funcionários e os familiares destes. Do lado, está a oficina do Élio Crestani, e na esquina o Posto Ipiranga, do Azir Crestani, atual Auto Posto Tapera. À direita, no alto, vemos o Hospital Nossa Senhora do Rosário e sua terceira ala sendo construída. Hoje, estão lá a Secretaria Municipal de Saúde e o CAIS. Do lado dele, está a antiga residência do médico Avelino Steffens, um pioneiro e que dá nome à praça central e ao estádio do América. Na esquina, está o Tapera City Hotel. Repare que tem um ônibus parado em frente à estação rodoviária, que funcionou ali por vários anos. Ainda, naquele prédio funcionou também por muitos anos o Banco do Brasil. E do lado dele o antigo Hotel Pastório, do Vitório. E lá adiante, a antiga pedreira, que ficava próxima ao acesso do hoje Bairro Elisa.
Voltando em direção à avenida, tem a residência do ex-prefeito João Maximiliano Batistella, onde hoje tem um prédio de moradias e lojas, e do lado, a revenda de bebidas dos Cerutti, e que mais tarde recebeu o Cinema do Gentil Batistella. Hoje ali tem a JP Materiais de Construção.
De volta à avenida, vemos o antigo Posto Petrobras, do Isi Simon, e ao seu lado a residência e consultório dentário do Pedro Lucca, e em seguida o antigo Bar Ciprandi, do Fiorindo. Acima dele está a residência do Heitor Viau, que foi juiz de menor, e o Supermercado do Bruno Elsenbach. Ao lado estão, a loja dos “turcos”, a Eletrônica do Jacó e na esquina a residência do Joaquim Pilar, que hoje abriga um prédio de residências e empresas.
E a foto mostra ainda a grande transformação ocorrida nestes anos todos naquela quadra que fica entre a Avenida e as ruas Coronel Gervásio, Rui Barbosa e Guido Mombelli. Hoje ali, estão a Padaria Dona Elza, Banco do Brasil, Relojoaria Aliança, Utilar, Bradesco, Escritório Kunzler, Imobiliária Inovare, entre outros.
Os bairros América e Elisa, que ficam hoje atrás do City Hotel e do antigo Hospital do Rosário, ainda não existiam. O estádio do América está lá no alto, mas não aparece na imagem.
Se alguém ver algo a mais interessante na foto, por favor, identifique.
Sobre o evento desse final de semana que não estava no calendário oficial de Tapera: “a burguesia fede, fede…”.
Ao amigo anônimo do comentário acima!
Meu nome é Thauana Presser, estou presidente do Clube Aliança desde o ano de 2020, participo da Diretoria desta entidade desde 2018, junto com um grupo de pessoas que trabalham de forma voluntária!. Nosso Clube foi fundado em 14 de setembro de 1949.
Somos uma entidade particular, mantida por sócios e eventos particulares e também alguns aluguéis de nossas áreas comerciais. Não participamos do calendário de eventos do município de Tapera, porém temos alguns eventos tradicionais de nosso Clube que são realizados para todas as classes sociais, , assim como os eventos do CTG, Apae, Lar do Isoso entre outros que também são organizados em sua maioria por pessoas que trabalham de forma voluntária! Respeitamos a todos e entendemos que vivemos em uma sociedade livre, onde ainda podemos escolher onde queremos estar, nos divertir em família ou em amigos e onde iremos “investir” o dinheiro destinado ao nosso lazerr!
Me coloco à disposição para qualquer dúvida!