Blog do Sarico

A enchente de fake news


Lamentavelmente, as fake news estão afetando até mesmo o cenário das enchentes ocorridas no Vale Taquari (RS). São inúmeras as notícias falsas, que circulam por meio de áudios e vídeos de teor sensacionalista, “semeando o caos”, principalmente, por meio do WhatsApp.

As narrativas dessas desinformações são muitas: que as enchentes foram ocasionadas pela abertura intencional das comportas de algumas hidrelétricas; que atores foram levados para a região para simular as pessoas afetadas pela tragédia, sendo orientados a gravar vídeos para postar nas redes sociais; que o Exército e as forças policiais não estão cumprindo o seu papel nos locais atingidos; que as doações foram retidas, para favorecer políticos; dentre outras.

Esse tipo de conteúdo é produzido de forma intencional, normalmente, com o propósito de atacar adversários; criar “cortinas de fumaça”; e, também, para causar instabilidade e comoção social. Só que, a depender do teor das informações divulgadas, isso pode configurar uma conduta criminosa.

Além disso, a disseminação de conteúdos enganosos coloca em dúvida a gravidade da situação do Vale do Taquari; a credibilidade das instituições que lá estão atuando; e as necessidades dos locais atingidos. E, consequentemente, isso atrapalha todo o trabalho de reconstrução e de arrecadação de donativos que está sendo feito nas comunidades afetadas pelo desastre natural ocorrido, prejudicando as vítimas – que precisam muito de ajuda.

Por isso, não podemos nos deixar levar por narrativas conspiratórias, assim como também precisamos deixar as paixões e tensões políticas de lado, nesse momento tão triste e comovente da história do nosso estado.

Precisamos focar na prioridade, que é tentar, de alguma forma, reconstruir a vida das pessoas que perderam absolutamente tudo: lar, trabalho, escola, espaços de lazer – isso sem contar os familiares, amigos e conhecidos que se foram, os quais, infelizmente, não têm volta.

Como já comentei em outra oportunidade, o povo gaúcho é diferenciado. E a rede de solidariedade que está sendo vista, nos últimos dias, é prova disso. E é essa solidariedade que precisa continuar sendo o nosso foco, para além dos recursos públicos que estão sendo prometidos, para ajudar a recuperar a dignidade dos nossos irmãos do Vale do Taquari.

Por isso, antes de passar adiante qualquer informação a respeito dessa tragédia, questione-se sobre a veracidade do conteúdo. Lembre-se que uma informação equivocada, tendenciosa ou conspiratória pode acabar impedindo a destinação de doações para quem mais precisa.



Comente


*