A história dos postos de saúde de Tapera
Dia desses, encontrei uma foto minha quando criança com um presente que ganhei da minha irmã, Lizette, comprado com o seu primeiro salário da Secretaria de Saúde de Tapera. E, vendo a imagem, me veio à mente a história dos postos de saúde do município. Conversando com algumas pessoas, consegui levantar ela.
O primeiro Posto de Saúde (PS) de Tapera ficava na Rua João Bervian Filho, na subida do América. Quem passar por ali, verá uma casa verde de madeira, à esquerda, no começo da subida. Pois ali funcionou por algum tempo a unidade de saúde do recém-criado município. Na metade dos anos 1960, o PS se transferiu para a Rua Rui Barbosa, no prédio onde estão hoje a Flor de Café e o Espaço Mulher, e onde foi a primeira sede do JEAcontece, jornal eletrônico do qual sou fundador e diretor-editor.
Ali trabalharam os médicos Hercílio Steffens e Arli Henrich e o dentista Leonir Setti.
Em 1972, o PS foi para a Rua Duque de Caxias, no prédio onde hoje está a EMATER.
E em 2003, o mesmo foi para o CAIS, no antigo Hospital Nossa Senhora do Rosário, onde está até hoje.
Mais tarde foram construídas as Unidades Básicas da Saúde da cidade: Zona Sul (Bairro Progresso) e Dona Borja (Bairro Brasília).
Nos anos 1970 e 1980, além de vacinas e consultas médicas e odontológicas, o Posto de Saúde fornecia leite em pó às famílias, fornecida pelo Estado.

Comente