Morreu a garota de Ipanema
Nesta semana, morreu a cantora brasileira Astrud Gilberto, filha de um alemão e de uma baiana, radicada nos EUA nos anos 1960.
A mulher teria sido só mais uma não fosse a sua participação na Bossa Nova que, praticamente, levou o Brasil musical para o mundo cantando “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela, menina, que vem e que passa. Num doce balanço a caminho do mar…”, em inglês, em 1963.
Astrud se casou com João Gilberto, com quem teve um filho, e gravou em inglês, em 1963, “Garota de Ipanema”, composta em 1962 por Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O fato da cantora ser desconhecida do público brasileiro, não tira a sua importância na música mundial, pois “Garota de Ipanema”, em inglês “The Girl From Ipanema”, foi a segunda música mais gravada no planeta em todos os tempos, perdendo apenas para “Yesterday”, dos Beatles.
Aliás, uma vez Astrud perdeu um Grammy para o Beatles. Ficou em segundo lugar, superando grandes estrelas que fazem sucesso na música até hoje. Imagina…
O Brasil todo acha que a garota de Ipanema é Helô Pinheiro, mas tem muita gente que acredita que a garota era mesmo Astrud Gilberto.
Que tal. Uma música brasileira, cantada em inglês, sendo a segunda mais gravada em todos os tempos.
Comente