Hoje não dá mais
Eu acordo cedo pela manhã e não consigo trabalhar sem barulho. A vida inteira foi assim, inclusive, no tempo de escola. Precisa haver “barulho” no ambiente, seja de televisão ou rádio, para que possa me concentrar – o que deveria ser, completamente, o contrário.
Mas, quando escuto rádio, naturalmente, acabo acompanhando algumas músicas tradicionalistas que embalaram a vida da gauchada no passado, e que ainda fazem sucesso hoje em dia. E aí passei a analisar algumas delas que, repetidamente, falam uma porção de coisas que enaltecem o gaúcho, por sua masculinidade e valentia sobre homens, animais, bailes e até mulheres. Tem uma, “Gaúcho amigo”, que o camarada passa o laço na mulher e depois ameaça meter uma bala no meio da testa de outra.
E isso não é uma exclusividade das músicas gauchescas. O funk, o sertanejo e outros gêneros musicais também apresentam letras bem controversas, que não condizem com o pensamento da sociedade atual. Basta fazer uma breve pesquisa no YouTube, para ouvir os exemplos e ter uma noção do que eu estou falando.
O fato é que os tempos mudaram e muito daquilo que era aceito no passado, hoje, já não condiz mais com o pensamento de boa parte das pessoas – e isso se reflete, também no consumo de cultura, como músicas, clipes, filmes, livros…
Então, no cenário de hoje, são inúmeros os fatores que precisam ser levados em consideração em uma composição musical, principalmente, a questão da letra – o que torna a produção das canções bem desafiadora, principalmente, para quem é cantor/compositor “das antigas”.
Enfim, penso que o mundo muda constantemente e a gente precisa evoluir junto dele. Inclusive nas músicas.
Teixerinha gravou esta musica ja fazem mais de 50 anos, a epoca era outra.
e ha muitos anos as musicas gauchas deixaram esse lado mais machistas, que nada mais retratavam a vida na época.
mas hoje, com tantos intelectos da era de paulo freire, os artistas que a globolixo enaltece, só falam de putaria, sexo, morte, tiro, briga. e as coreografias então…. nada como as danças e cultura gaúcha. me lembro de quando frequentava bailes em ctgs, era normal entrar armado com revolver ou ate mesmo com a prateada, e nao lembro de uma desavença naquela epoca. bem diferente de hoje. como aconteceu ha poucos dias no clube aliança.
Sarico, pelo que se viu no tal de face, “música” teve ontem, 14/02, numa certa reunião…
O “dedo” foi colocado na “ferida”…
A tunda oi de chinelos…
Sarico, que vergonha pro município de Tapera o que aconteceu na Câmara de vereadores, e querem chamar Tapera cidade Cultura. TAPERA E UM SUCESSO.
O que um vereador falou foi somente a verdade que todos conhecem.
ou vc está com amnésia ou alzeimer ou o vereador falou a verdade.
A verdade dói…
Ou: demorou…
Quem falou e o quê foi falado