Blog do Sarico

Arte do absurdo


O mercado das artes é outro mundo sem explicação que eu jamais entenderei, assim como a maioria do povo, tal qual o futebol, com seus números pelos salários pagos e valores das transações.

Nesta semana, o Hora1, da Globo, mostrou matéria sobre um quadro desconhecido do pintor holandês Vincent van Gogh, finalizado em 1882, e que está há 100 anos na casa de uma família holandesa. Conforme a mesma, o quadro não tem preço, sendo impossível avaliá-lo.

Aí lembrei que há um tempo atrás uma obra do mesmo artista foi adquirida por um milionário russo, por 100 milhões de dólares. E quanto será que valeria este mostrado na reportagem?

Já pensou pagar 100 milhões de dólares por uma tela? Eu não entendo patavinas de obra de arte, mas tem gente que fica horas na frente de uma “viajando”, e ainda consegue expressar o pensamento do autor.

O engraçado que todos esses mestres da pintura que o mundo criou ao longo do tempo, nenhum deles ganhou dinheiro com o seu trabalho quando vivo. No máximo, ganhavam quando vendiam uma paisagem ou imagem para ornamentar alguma sala, ou quando pintavam rostos e famílias quando solicitados. Quem ganhou (muito) dinheiro com suas obras, foram terceiros, na sua comercialização, séculos depois da morte do autor.



Comente


*