Blog do Sarico

O Tenarião, o cemitério e o seminário


Nesta semana, conversei com o padre Oswaldo Baptista Ferreira Júnior, pároco da Igreja Matriz de Tapera (RS), sobre alguns assuntos de interesse da comunidade taperense: a instalação de hidrantes no Tenarião, o cemitério que está lotado e o destino do Seminário Sagrado Coração de Jesus.

HIDRANTES – Segundo o sacerdote, a Comunidade Católica foi comunicada pelo Corpo de Bombeiros que no ano que vem, conforme prevê a legislação, terá de instalar hidrantes ao redor do Tenarião, local que recebe vários eventos durante o ano todo, entre os quais a Toca do Coelho, que agora está no calendário de eventos do Estado.

Padre Oswaldo revelou que o gasto com sua instalação será elevado e que a Comunidade não dispõe de recurso para isso. Disse ainda que ela não tem interesse no investimento e espera que haja mudança na legislação.

Se o Tenarião não receber os hidrantes o Corpo de Bombeiros deverá vetar a realização de eventos no local, entre eles a Toca do Coelho.

CEMITÉRIO – O Cemitério Municipal está lotado e não dispõe mais de espaço. Segundo o padre, a Comunidade Católica recebeu uma área atrás do mesmo (200×80), que poderá receber algo em torno de 200 sepulturas. Num primeiro momento, segundo ele, serão construídas 30 delas por conta da paroquia, e que após as demais serão vendidas para que se possa continuar construindo.

Ao pedir-lhe se haveria interesse da Comunidade Católica em doar o cemitério ao município, padre Oswaldo disse que não haveria problema algum.

SEMINÁRIO – Segundo o pároco, o bispo já disse que a área e o prédio estão à disposição da comunidade taperense ou de alguém disposto a alugar ou arrendar tudo.



Comentários

Comente


*