Frase da Semana
“O Mercosul não pode terminar com o leite e o trigo do Brasil”.
A frase foi dita pelo senador eleito Luiz Carlos Heinze, na reunião que o Progressista realizou em Tapera (RS), nesta sexta-feira (14). Aliás, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) não funciona. Existe apenas no papel.
Certa feita, comprei um ar condicionado no Paraguai e, na aduana argentina, fui parado para revista do carro e o rapaz da Receita Federal daquele País me informou que eu não poderia entrar no País com aquele equipamento, mesmo tendo nota fiscal. Me sugeriu deixá-lo em algum lugar em Foz do Iguaçu e mandar para minha cidade via transportadora. Falei a ele sobre o Mercosul ao que o cara me devolveu, no seco: “El Mercosur solo existe em tu cabeza” (O Mercosul só existe na tua cabeça). Indignado, acabei deixando o ar em Foz e peguei-o em outra oportunidade.
Quem for ao Paraguai e quiser retornar pela Argentina terá de deixar tudo na aduana. Quem entrar na Argentina ou sair dela precisa apresentar documento (identidade ou passaporte). Dinheiro paraguaio não é aceito na Argentina e no Paraguai não aceitam a moeda argentina. Os dois países alegam desvalorização da moeda.
Então, que mercado comum é este? Ou mudam as regras fazendo-o funcionar ou parem com essa frescura de querer impressionar o mundo dizendo que o cone sul da América Latina é unido e forte. Não é nada. São quatro países lutando para crescer, vindos de ditadura, com alta recessão econômica, sem falar da altíssima corrupção. O que você vê na televisão sobre o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, você vê nas ruas destes países.
Trocando o presidente quem sabe vai mais gente do partido nas reuniões