Lógica no futebol
Futebol tem lógica? Não tem. Tem uma fórmula? Não tem? O futebol é uma coisa sem explicação que nem os “entendidos” conseguem explicar, mesmo que tentem.
Minha ideia aqui é falar sobre a Croácia. Um time sem nenhuma expressão que deixa para trás um penta, um tetra, dois bi e dois campeões mundiais e que está na final da Copa da Rússia. Pode isso? É um tanto estranho, mas pode, sim. E o mérito é todo dela. De sua competência. Afinal, os caras focaram a Copa, talvez a semifinal, e foram muito além dela. E esse além poderá ter um belo final neste domingo, ao meio-dia, contra a França.
A Croácia tem tradição de vigor físico e nada além disso. Eles não têm um bom trabalho de base, nem muita técnica, e oferecem ao mundo alguns poucos expoentes esporadicamente. O técnico pegou o time na repescagem para apagar um incêndio na Federação Croata, sem falar que passou por três prorrogações na Copa. Pode uma coisa dessas? No futebol pode.
Eu vejo a França, que tem três bons jogadores, como favorita ao título, mas do outro lado estará um grupo que vence pela persistência e resistência. Cuidado com essa gente que passa a vida toda lutando, penando e não cansa, nem se entrega. Quem conhece a história do leste europeu sabe do que falo.
E os Les Bleus que se cuidem, pois se terminar o gás antes do tempo serão os primeiros perdedores, como dizia o mito Senna.
Comente