Blog do Sarico

América 68


O Grêmio Esportivo América de Tapera (RS) está de aniversário nesta sexta-feira, 05/01, completando 68 anos.

Hoje, o time está sendo tocado no futsal, mas sua história começa lá em 1950, no gramado, e cuja sede permanece nos altos do bairro América e que está sendo tocada e mantida pelo seu veterano.

O América, que foi campeão estadual do Amador, em 1962, tem uma bela história.

Lembro que, no passado, o programa de domingo à tarde era ir ao estádio Dr. Avelino Steffens, cuja área foi doada por ele, para acompanhar a equipe no Amador, contra grandes e bons times da região. Eu não perdia um jogo. E quando não tinha dinheiro para o ingresso dependíamos do bom humor dos cobradores que aliviavam o acesso da gurizada e, se não dava certo, a solução era pular o muro. Depois, já adulto, continuei indo aos jogos, para ver o time jogar, comer cachorro-quente e tomar cerveja com os amigos. Acompanhar a equipe nos jogos fora de casa também era programa dominical.

Hoje, o Amador, que já teve mais de 200 times participando dele nos anos 70 e 80, não deve ter mais de 10, aliás nem sei se ele acontece ainda. Para se ter uma ideia aqui da região havia umas 50 equipes no certame.

Em 1975, o Inter sagrou-se campeão brasileiro pela primeira vez, no dia 12 de dezembro, e uma semana depois dois dos maiores craques de sua história, Falcão e Carpegiani, estiveram jogando no campo do América com o Trianon.

O América, pelo menos no campo, foi-se e dificilmente voltará um dia, e vivemos apenas das lembranças de suas vitórias e conquistas. Quando passo pelo seu estádio lembro do passado e fico imaginando como será o futuro de tudo aquilo.

Na história de Tapera o América tem capítulo muito especial.



Comente


*