Protegendo os nossos
Aqueles jogos loucos criados na internet para azarar a vida dos jovens e transtornar a de seus familiares, que a gente só via pela mídia, já estão entre nós. Estou falando do Baleia Azul, que a polícia da região já detectou e que, infelizmente, causará muito sofrimento doravante.
Segundo a BM de São José do Herval, município próximo a Soledade, um jovem de 15 anos desapareceu de casa e marcas de sangue foram encontradas em seu quarto. Mais tarde, ele foi encontrado, em um mato, com ferimentos provocados por ele mesmo. Foi levado ao hospital e passa bem.
O jogo da Baleia Azul é viral e sinistro. Ele é disputado nas redes sociais e propõe desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo filmes de terror, automutilar-se de várias formas, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio. E tudo devidamente registrado.
O jogo, criado na Rússia, em 2015, já matou muita gente em todo o mundo. Há registro de pessoas que se enforcaram, que se jogaram do alto de um prédio e na frente de um trem e muito mais. O jogo tem 50 missões sendo a última o suicídio. Agora, o que faz uma criança procurar algo assim é uma incógnita. Seria para chamar atenção?
Existem outros jogos perigosos na rede, como o Sal e Gelo, onde para ser aceito no grupo, o jovem precisa queimar a pele e compartilhar a imagem. Tem ainda o Jogo da Fada, que incita-o a abrir o registro do gás à noite para ver a tal da fada. Não duvido que a veja, mas certamente não neste plano.
Não quero aqui fazer apologia a estes jogos, mas alertar os pais para eles, para que fiquem atentos. Está mais do que na hora de nós pais começarmos a prestar mais atenção em nossos filhos. Saber onde eles estão, com quem estão e o que estão fazendo e, principalmente, quando na internet. Não sei, posso estar falando uma grande bobagem, mas sinto que a juventude, não toda ela, graças a Deus, parece não ter para onde caminhar, por não ter um porto seguro na sua vida e por isso estas atitudes radicais.
Em tempo. Há ainda a questão das drogas e do álcool. Abramos os olhos para isso, também.
A criação dessa nova geração está totalmente errada, não podem trabalhar, mas ficar na rua de madrugada se prostituindo usando drogas e álcool isso pode. Se um adulto olhar pra uma adolescente e ela não gostar já se enquadra como pedofilia e abuso sexual. Se um pai chamar a atenção dos filhos e dar uma palmada perde a guarda do filho e vai preso. Acaba dando nisso, os jovens não estão sendo preparado pra vida, eles tem tudo, só direito e não tem deveres pra cumprir. Vai chegar um ponto em que as escolas municipais e estaduais vai ser proibido reprovar alunos. No meu tempo não existia conselho tutelar e hoje estamos sã e salvos. Desde que entrou esse conselho tutelar só virou essa bagunça cada vez às coisas estão indo pra trás.
assino em baixo. falou por mim
Concordo com o comentário acima está tudo errado mesmo, não podem trabalhar aprender algo que possa ser útil no futuro acabam nesse mundo virtual jogo da baleia azul, jogo da fada em fim…. A coisa tá feia mesmo, algo está errado pois a gente faz de tudo pra sair do vermelho trabalha pra conseguir alguma coisa aí adolescentes entram nessas bobagens virtual e dão o sangue e sacrificam suas vidas por algo que me desculpem, eu não consigo entender o que tem na cabeça isso pra mim é falta de laço mesmo mas aí vem o concelho tutelar e defendem, assim fica difícil.
Para que serve o concelho Tutelar? Basta passar no centro de Tapera em finais de semana, ou passar pelo altar da Pátria e ver a junção de adolescentes que ali se encontram pra consumir bebidas fortes, muita fumaça e coisas mais pesadas. Ai quando um jovem da entrada no hospital por coma alcoólica ou overdose coisa que já aconteceu o concelho Tutelar vem só para comunicar os pais dos jovens? Isso qualquer um faz, se tem Concelho Tutelar e se são autoridades, porque não fiscalizam antes esse tipo de coisa só não vê quem não quer mesmo.
A RESPONSABILIDADE de educar e criar os filhos é dos pais. Saber onde os filhos andam, a hora que chegam, com quem saem ou se usam drogas/ álcool é DEVER dos pais.
O Conselho Tutelar é um departamento de PROTEÇÃO da criança e do adolescente e não de punição.
Então, funciona assim: PAIS educam, ESCOLA ensina (conteúdo) e CONSELHO TUTELAR protege. Vamos nos conscientizar que temos responsabilidades com os filhos que colocamos no mundo, ao invés de esperar que as autoridades façam alguma coisa. Acho que já passou da hora.
Falou bonito: PAIS educam, ESCOLA ensina (conteúdo) e CONSELHO TUTELAR protege! Como diz o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella: a educação vem de casa… e escola escolariza! Parabéns pelo comentário!
Minha opinião, conselho tutelar defende crianças que realmente precisam e se encontram numa situação de risco isso ele faz um trabalho ótimo. Mas defender marmanjos que sabem que são protegidos e se prevalecem por isso é a mesma coisa que andar pra trás. Um adolescente de 16 anos já sabe o que é certo e errado, se pode votar já pode responder pelos seus atos.