Imagens inéditas da Tapera aos 11 anos
Tem um vídeo de Tapera (RS) na internet, postado pela WM Internet, que é uma joia rara pelas imagens que traz. Ele foi gravado em 1965, há 60 anos, quando nosso município completava 11 anos como tal, e mostra como era a nossa cidade naquela época com a narração do ícone Cid Moreira.
As imagens, em preto e branco, não são das melhores tendo em vista a precariedade da filmadora utilizada. E nelas aparecem muitas coisas interessantes como a antiga praça com seus ciprestes e o parque de brinquedos que ficava de frente para a Igreja Matriz, o Seminário com seu belo jardim frontal; algumas casas que ainda estão aí; o Clube Aliança, o Banco do Brasil, a parte nova do antigo Hospital Nossa Senhora do Rosário, onde está o CAIS hoje, e o City Hotel todos em construção. Aparecem ainda o Banco Agrícola Mercantil no prédio atual do Sicredi, equipamentos agrícolas da época, a Associação Rural (atual STR), o Moinho Taperense (atual Santa Clara), a Madeireira Taperense (atual Funerária União), a Loja Maldaner (atual Farmácia) São João, a antiga Serra Construções, a antiga Prefeitura (atual Centro de Eventos), e o desfile comemorativo ao aniversário do jovem município.
A propósito do desfile, que poderá ser visto nas imagens finais, que teve grande número de tratores e colheitadeiras desfilando pela Rua Rui Barbosa, ao final dele, todos os equipamentos foram colocados na área descampada que fica que ficava entre o Tenarião e o Instituto Imaculada, onde estava o antigo Cemitério Municipal, e todos foram para a festa no salão paroquial que lotou naquela festa.
Em tempo. Comandava o município naquele período o prefeito Romeu Cláudio Kloeckner tendo como vice Rosalino Durigon, ambos do PTB. A Câmara era composta por sete vereadores: Albano Welter, Alcides Benno Utzig, Hercílio Lenoir Steffens e João Maximiliano Batistella todos do PTB e Affonso Knob, Hermes João Crestani e Severo Werlang da UDN.
No vídeo aparecem muitas pessoas que ainda estão por aí e que irão se encontrar. Veja-o em https://www.youtube.com/watch?v=CDDNr-0smfs
Época de homens honrados, de compromisso, de valores…
e te conto mais: não tinha pt
E nem PL, nem bolsonaro, nem conservador chato, sem golpista em trevo, nem trevo do golpe, nem ladrao de joias, nem baba ovo de americano…..
este sentiu
Quando falta argumentos, partem pro “sentiu”
Uma sugestão aos vereadores que defendem a construção de uma câmara própria. Façam um plebiscito para ouvir a opinião do povo.
As urnas poderiam ser colocadas no CRAS central, nas demais unidades de saúde, em todos os pavilhões comunitários do interior e ali na Assistência Social.
Não tem nada de plebiscito, vamos construir uma nova câmara. Na frente do prédio do Ministério Público.
mas tem de ser um predio de fundamento, imponente, maior que a prefeitura. se é pra gastar bamo gastar muito
Eu concordo, se é para construir, tem que ser no capricho.
E, até ficar pronto, cada vereador deve doar o suado salário para contribuir com a obra.
Eu concordo com a ideia de fazer um plebiscito.
Aí, em cada urna, fica um vereador para receber os votos, tipo um presidente de mesa eleitoral.
Só me faltava essa agora, construir a Câmara municipal.
Não está bom o local que hoje abriga o trabalho dos vereadores?
É o fim dos tempos!!
pensem pelo lado positivo: uma nova construçao tem mais mao de obra contratada e com isso o desgoverno lula pode melhorar o seu aceite pelo povo querido e amado do painho.