Os emancipacionistas de Tapera
Nesta sexta-feira, 28/02, Tapera completa 70 anos como município. Mas, o trabalho para a emancipação do então 4º distrito de Carazinho, começou alguns anos antes, tendo em vista que a vila crescia com o surgimento de novas empresas e o aumento da população e a ideia da autonomia se fez necessária.
Com o aumento de empresas e da população um grupo de pessoas se uniu e começou um trabalho para tornar Tapera município. Uma comissão, formada pelas principais lideranças do vilarejo e outros de destaque na comunidade, foi criada para trabalhar a ideia da “independência”.
A comissão emancipacionista, cuja totalidade não é do conhecimento da maioria dos taperenses, e a seguinte:
Presidentes de Honra
JOSÉ BAGGIO e AVELINO STEFFENS
Secretário Geral
VARONIL COSTA
Tesoureiro
JULIO ERPEN
Comissão de Emancipação
HERBERT KNOBLOCH, HUGO SIEGA, JOÃO BATISTA CRESTANI, JOÃO MAXIMILIANO BATISTELLA, LIBÓRIO BERVIAN, QUERINO FLACH E SELVINO HARTMANN.
Comissão de Finanças e Propaganda
ALBERTO HENN, ALBINO SIMON, ALOISIO GRIEBLER, ALOISIO HANSEN, ARTHUR GRAEFF, ARTHUR VIEIRA, BRUNO ORTH, CARLOS BERVIAN, CARLOS SIMON, CRISTIANO ARNHOLD, DIONÍSIO LOTHÁRIO CHASSOT, EDUARDO PAULUS, EDVINO MALDANER, EMILIO THEIS, EUGENIO DANIELLI, FIORAVANTE NODARI, FRANCISCO MÂNICA, HERCILIO STEFFENS, IDO BAGGIO, JACOB BONATTO, JOSÉ LINDOLFO CORTEZ, JOSÉ RIZZI, MAX HAYMANN, OSVALDO HENRICH, OSVALDO SPOD, OTTO BRATZ, PLÍNIO MOMBELLI, VICENTE FONSECA, VICTOR CRESTANI (meu avô “Vitório”) e WILLY SIEBNEICHER.
Esta é a relação dos nomes daqueles que possibilitaram que Tapera se tornasse um município em 1954, sendo o mesmo instalado em 1955. Note que muitas famílias ainda continuam residindo no município, ao passo que outras não mais existem nele.
Parabéns a todas essas pessoas que possibilitaram o sonho da emancipação. Muitos dos familiares dos emancipacionistas ainda residem em Tapera.
Comente