Falta de água em Tapera
A falta de água, nas partes altas da cidade, continua em Tapera (RS) para desespero dos moradores que ficam horas e até dias sem o precioso líquido.
Toda semana, nos grupos de WhatsApp, tem uma queixa de um bairro da cidade com falta d’água.
Isso aí está virando rotina aqui e causando preocupação na população, pelo menos em boa parte dela.
Está na hora do poder público e o Judiciário tomarem frente na coisa e exigir da companhia a melhora do serviço aqui.
Para concluir. Esta venda da Corsan à empresa aquela foi boa? Só se foi para o governo do Estado.
Pergunta: será que falta água para os governantes de Tapera? E caso faltasse será que não teria uma solução imediata ?
Difundiram que os serviços melhorariam quando privatizados, mas estudos e analises mais apuradas constata-se que nao é bem assim. Em muitos paises está ocorrendo a reestatização de serviços. Mas como tem interesses envolvidos, propaga-se uma ideia e a maioria da população vai atrás sem analisar, criticar.
Cade o orgão que liderou o consórcio quando da venda pelos municipios dos serviços da Corsan? Nessa hora não aparecem.
Na audiencia que está marcada para esta semana nao basta ouvir desculpas por parte da empresa. Sao problemas recorrentes. Falta de pessoal para os serviços, falta de algum representante local a quem se dirigir. Atendimento virtual não é para todo mundo. Tem que impor metas e sançoes.
Quem fiscaliza o contrato da antiga corsan Sarico???
Em Sao Paulo, quando dos temporais, ficaram mais de semana sem luz e foi preciso empresas estatais de outros estados prestar auxilio. Em Porto Alegre, quando das cheias, a empresa que arrematou o aeroporto exigiu que o governo federal bancasse as reformas as quais ela responsavel, empresa de luz em Porto Alegre nao presta serviço de qualidade….enfim são varios exemplos de empresas que foram privatizadas e para as quais pagasse caro pelo serviços e não oferecem o retorno devido. Piorou em muito a qualidade dos serviços e não barateou para o consumidor. Alguem tem ideia de lucrar alto, sem investimentos, etc…ai difunde a ideia de estado minimo, etc, etc…
por serviços porcos prestados a toda comunidade temos muitos exemplos, principalmente vindo de qualquer esfera estatal
Ingenuidade imaginar que serviços são mal prestados por serem da esfera estatal. O que existe é serviço mal gerenciado quando o interesse politico prevalece. Criamos o hábito de achar que deixando de ser estatal tudo irá melhorar, o que nem sempre é verdade. Tinhamos a CRT que foi privatizada e virou a OI que quebrou, mesmo com a expansão da telefonia móvel, internet.
Reclamamos da RGE, da Coprel hoje??? Se fosse do estado será que estaríamos satisfeitos??
CEEE deixou uma situação precária nas instalações, vai anos para a nova empresa deixar em dia como já aconteceu com a RGE na nossa região
Será que naão foi vendida uma bomba, nessa questão de água, quais foram os investimentos pesados da Corsan nesses últimos anos?? Faz quantos anos que temos essas caixas de água, esse mesmo bombeamento??
Agora todo mundo sabe criticar, às vezes olhar o cenário de forma mais ampla ajuda a entender.
Cobrar melhorias, e soluções é preciso, pq tb fico sem água e seu prejudicado.
Mas apontar defeito como nossos “representantes” estão fazendo, não basta
Eles devem arremangar as mangas e trabalhar, vamos ver se depois dessa audiência púbica muda algo, se não mudar quais vão ser os próximos passos ou só vídeo no face.
Tudo bem que as empresas tenham que se adaptar e que isso leva um certo tempo, mas o que não pode nesse período o serviço decair em contrapartida da cobrança pelo valor integral dos servicos.
Se as empresa concorrentes não possuem estrutura, know-how, capacadade financeira, etc elas nem deveria participar do leilão. Então devem manter ao menos o nível de serviços prestados até então, ja que estão recebendo a integralidade das tarifas e, progressivamente, apresentar melhoras no serviço prestado, senão não há por que privatizar.
A reunião vai ser para marcar outra reunião.