A eleição em Tapera
A eleição municipal neste ano aqui em Tapera (RS) transcorreu da melhor forma possível pela tranquilidade, sem agressões ou excessos, a não ser em grupos de WhatsApp. No mais, nem pareceu que tinha uma pela calmaria geral, tanto entre candidatos como entre partidários. O que foi muito bom para o município.
O pleito deu o que o PP levantou em pesquisas internas com o partido sempre a frente e com uma vantagem considerável sobre PL e PT.
Agora, o Prego e o Marcio sentarão e acertarão os próximos passos para administrar o município a partir do plano de governo e ainda realizar ações que possam desenvolver Tapera e ainda oferecer uma melhor qualidade de vida à população.
O Prego, durante a campanha, sempre falou que pretende dar aos taperenses uma cidade que os orgulhe e isso deverá ser realizado, pois este foi um dos pontos que garantiu a sua reeleição.
Sobre a equipe, acredita-se que haverá pouca mudança, uma vez que o prefeito tem metas para o município e essa equipe tem todas as condições de ajudá-lo na sua realização.
Enfim, no Executivo deu o que se esperava e o resultado das urnas deu o que se ouvia nas ruas e em todos os lugares da cidade.
No Legislativo, a coisa deu uma guinada considerável, pois dos nove vereadores, apenas três retornarão à Casa, havendo uma renovação de 2/3.
O Marcio concorreu a vice-prefeito e o Alcides não concorreu. Pipe, Collares e Vicari continuam. Os demais Solange, Vandinho, Vanize e Krapa não conseguiram a reeleição.
O Prego e o Marcio terão maioria na Câmara na próxima legislatura, sendo que o PP conquistou quatro cadeiras e o União Brasil uma, com o Collares cumprindo seu sexto mandato. O Pipe (PP) também cumpre um sexto mandato.
Bolsonaro e Lula não influenciaram a eleição, por que o PP fez votos entre petistas e liberais, mostrando que eleição municipal é bem diferente da nacional devido ao eleitor estar próximo dos candidatos vivendo o dia a dia com eles.
Se o PP foi o maior vitorioso desta eleição, os maiores perdedores foram o PT e o MDB, que ficaram de fora da foto política local.
O PT teve uma vitória nesta eleição ao conseguir se reerguer após um longo período de letargia no município, segundo alguns petistas.
Agora, o MDB foi uma grande decepção para os seus partidários do começo ao fim. O partido não conseguiu montar uma nominata com dez nomes e os quatro que foram às urnas, juntos, fizeram 508 votos, e nenhum deles se elegeu e nem ficou na suplência. Fato ruim para o partido que mais prefeitos e vereadores elegeu na história de quase 70 anos de Tapera. E a pergunta que se faz neste momento é: O que aconteceu com o MDB? Por que o partido chegou nesta situação extremamente constrangedora?
O PDT, que nas últimas eleições mostrava-se apenas mais um, hoje é o segundo maior partido no município, tendo feito três vereadores a partir de uma boa nominata, algo inédito na história de Tapera. De repente, o partido do Brizola assuma a segunda posição no “ranking” partidário local.
Ainda sobre o PDT. O Cassol fez o mesmo número de votos do Schmidt (189) e levou a cadeira por ser mais velho. É do jogo.
E o grande destaque desta eleição foi o respeito entre candidatos e partidários e demais pessoas da comunidade mostrando que em Tapera existe educação política.
O PT estava morto, reergueram o partido, porem com nomes fracos e sem poder de compra de votos.
O PL ficou despontado como mais perto de tirar o PP, por isso esses votos, é praticamente o mesmo numero que o Nestor fez em 2020. Esses votos não é do partido, é de pessoas que querem mudança.
Somando PT e PL da 3000 votos, a diferença então é de 200 para o PP. Tem que rever para as próximas eleições, ficou nitido que PT ou PL sozinhos nunca vão se eleger, e logico que essas siglas nunca vão se juntar, e o PDT se vendeu pro PP!
Ou cria uma coligação com candidatos bons para as pessoas que querem mudança votar, ou vai ficar para os próximos 8 anos PP!
Essa eleição foi a mais bonita de todas! E quem ganhou foi a nossa querida Tapera!
parabens PL, sozinhos na humildade de casa em casa apresentando seus projetos, meu voto foi para voces, e poderia ter citado o PL nessa tua materia ao menos.
Nao entendo nada mas me expliquem por que não existem em Tapera suplentes no PT e no MDB? Alguem tem alguma explicação pra isso. Ops ja descobri: suplented de quais titulares. Decifrei
Teve que se esforçar para descobrir? Espero que seus candidatos sejam mais espertos, senao teremos perdidos mais 4 anos.
A respeito dos asfaltos feitos na última semana, já está pronto? Ou vai ter mais uma camada por cima?
Falaste em respeito, concordo contigo. Entre os grandes de espírito teve e tem. Mas como pode ver nos comentários, os pelegos adoram chutar cachorro morto.
Quem vai pagar as contas do PL?
Se precisar podem me procurar que ajudo na vakinha
Mas tem gente espaçosa neste mundo…
Tem vereador de primeira viagem, que se elegeu nas costas de outros, e já quer sentar na janela…
Vai se achando bonitão, vai..
Sarico, pelo que se escuta, já temos cheiro de trairagem no ar…
Tem gente se achando muito esperta, mas não passa de bokó!!!!
E o Prego vai continuar com aquela turma do MDB
Sim, sem eles não se elegia.
Seje bobo. O MDB tentou de todas as maneiras se coligar com outros e botar candidato. Como não conseguiu voltou pra debaixo da saia do PP declarando apoio que, aposto, o PP nem queria. Humilhação total.
Realmente, o resultado da eleição pra vereador mostrou que é hora de cortar o cordão umbilical com o MDB.
Em time que está ganhando não se mexe. Acredite.
O que fizeram com o meu MDB?
Deixaram o meu MDB estraçalhado, não conseguiram eleger sequer um Vereador, mas que vergonha!
O MDB outrora grande e pujante, com lideranças expressivas como as dos ex-prefeitos Batistella, Brunori e Kloeckner.
E agora, acabou tudo.
Tá na hora de passar à vassoura nessa turma. Começando pelas secretarias, onde só tem leitão que mama até deitado.
Se continuar o MDB é suicídio eleitoral certo, aí a decepção da comunidade vai ser grande.
PDT NAO SE VENDEU PARA PP, agora em diante vcs precisam engolir o PDT é o segundo maior partido de tapera
Quero só ver como o pp vai lidar com a cobrinha que eles mesmos criaram….
Se elegeu na segunda classe do ônibus e agora o vivente quer sentar na primeira classe do avião, na janela…
Guenta, foi eleito pelo povo. O problema é aguentar alguém que foi indicado por um ou dois e se acham os caras.
Sarico, o Colares é o vereador de Tapera com + mandatos? Ela ultrapassou os saudosos Hercílio e Hermes Crestani?
Acredito que sim!
Oi. O Collares ultrapassou o Hermes com 5. O Hercílio continua invicto com 8 mandatos. Abraço.
Seria interessante que os vereadores apresentassem um relatorio de suas realizações, que os diferenciasse dos demais.
Votar pela aprovação ou não de projetos não é realização, pois votar qualquer um deles o fará. Trazer emenda parlamentar também não é atribuição do vereador, embora seja um diferencial. Emendas parlamentares nem deveriam existir.
Um vereador deveria ser reeleito pelas suas realizações e nem precisaria pedir voto. Seu mandato anterior o habilitaria a ser votado.
Outra coisa deveria ser o fim do quociente eleitoral que não respeita a vontade popular.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/politica/noticia/2024/10/saiba-por-que-a-vereadora-mais-votada-em-nova-petropolis-nao-ocupara-cadeira-na-camara-cm23wtr3i009m013otvl3ai3d.html
Coeficiente eleitoral nao deveria existir.
Maracutaia da crasse politiqueira.