Blog do Sarico

A história da padroeira de Tapera


No próximo dia 08, Tapera (RS) estará comemorando 121 anos da escolha da sua padroeira, Nossa Senhora do Rosario da Pompeia. Lembrando que a então vila era 8º distrito de Passo Fundo.

Pompeia era uma cidade italiana, sob o jugo do Império Romano, situada na região de Campânia, distante 23 quilômetros de Nápoles que, juntamente com Herculano e Estábias, foi destruída pelo vulcão Vesúvio, no dia 24 de agosto de 79 dC. A cidade e toda a sua história estiveram literalmente soterradas sob cinzas por mais de 1600 anos e só foi descoberta, por acaso, em meados do século XVIII, no ano de 1748.

Mais de 100 anos depois, em 1872, o advogado e religioso católico Bartolo Longo, que viveu entre 1841 e 1926, fez uma visita ao Vale de Pompeia, em virtude de ser o administrador dos bens de uma rica viúva que possuía terras por lá, a condessa Marianna Farnaro de Fusco, que mais tarde viria a ser sua esposa. Ao andar perto das ruínas da Capela de Pompeia, o advogado encontrou no interior de uma casa soterrada um quadro da Virgem do Rosário.

Ele restaurou a capela que acabou despertando a religiosidade local e chamou a atenção do bispo, que o abençoou, pressentindo que aquela igreja seria um local de peregrinação e dando origem a mais um título para a mãe de Jesus Cristo: Nossa Senhora do Rosário de Pompeia.

Muitos milagres foram verificados na capela restaurada fazendo com que a devoção fosse aumentando ano após ano.

Em 12 de abril de 1903 aconteceu a primeira missa na Vila Tapera numa capela medindo modestos 48 m2. E naquele dia foi escolhida a sua padroeira.

Conta a história que os padres italianos, quando da colonização italiana ao Brasil, mais especificamente a Tapera, trouxeram a devoção da santa. Há relatos de que essa devoção veio com as freiras do sagrado Coração de Jesus que aqui chegaram para atuar na saúde (Hospital Roque Gonzalez) e na educação (Escola Imaculada, hoje Instituto).

Sobre o nome da padroeira existe uma dúvida. Na portaria de criação, no início do documento, está escrito Nossa Senhora do Rosário DE Pompeia e no final dele está DA Pompeia. Como Pompeia era uma cidade, o correto seria DE Pompéia, mas os taperenses adotaram e preferem DA Pompéia.

SOBRE A IGREJA MATRIZ – A primeira igreja, na verdade uma capela de 48m2, foi construída em 1902, ao lado da atual. No mesmo ano foi criada a paróquia de Tapera. Em 1908, a capela, agora medindo 170m2, foi erguida onde está hoje a Igreja Matriz, cuja construção iniciou em 12 de fevereiro de 1938 e inaugurada em 05 de fevereiro de 1940.



Comente


*