Blog do Sarico

A história da água em Tapera


Cavar o próprio poço era tarefa das famílias naquela Tapera distante no tempo. Alguns mais antigos conseguiam detectar com precisão os locais de maior aguada, valendo-se de técnicas rudimentares, como a da vara de pessegueiro.

Cavado o poço, o balde era utilizado para transportar a água do fundo dele até a casa, onde era colocada em lugar de fácil acesso, geralmente na cozinha.

Outra forma de conseguir água era através da construção de cisternas para captação das águas da chuva e seu reaproveitamento em atividades da propriedade.

Por volta de 1928, no vilarejo então pertencente a Passo Fundo, o médico Avelino André Steffens organizou o sistema de captação d’água da fonte para a cisterna, enviando-a encanada até algumas casas do povoado. Foi a primeira forma de água encanada em Tapera, que atendeu a família Steffens e outra vinte vizinhas.

Esta fonte estava localizada acima do antigo Hospital Nossa Senhora do Rosário e onde hoje está o CAIS e a Secretaria de Saúde. A cisterna foi construída onde hoje está o City Hotel.

O abastecimento de água encanada propriamente dito teve início em 1953, um ano antes da emancipação, com a perfuração de um poço artesiano com 30 mil litros/h. Este poço ficava na praça central, em frente à Igreja Matriz.

A partir de 13.05.1958, foi assinado convênio entre o município e a antiga Secretária de Obras Públicas do Rio Grande do Sul (SOP) para a exploração dos serviços de abastecimento de água no recém criado município (1954).

Em 21.12.1965, o serviço de abastecimento de água começou a ser realizado pela Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). O primeiro gerente do escritório foi Wilson Azevedo.

Em 1967, foi perfurado o segundo poço artesiano, situado na Rua Azul, na esquina das ruas Adelina Mombelli e João Bervian Filho, com vasão de 60 mil litros/h. E o terceiro, em 1974, na Avenida José Baggio, ao lado do escritório da empresa, com vasão de 24 mil litros/h.

A primeira sede do escritório da CORSAN ficava na esquina das ruas Rui Barbosa e Tiradentes, onde estão hoje a Infotech e a Infosoft. O terreno pertencia à Associação Hospitalar Roque Gonzales e depois a Ari Aldo Mombelli.

A segunda sede da Companhia, localizava-se na Rua Almirante Barroso, esquina com a Avenida José Baggio, na antiga sede do Conselho Tutelar.

Em 13.01.1976, ela se mudou para a Rua Guido Mombelli, esquina com a Rua Giocondo Zanetti, acima da Igreja Assembleia de Deus, no porão da residência de Reinaldo Mombelli.

Em 1977, foi feita a entrega da quarta sede da CORSAN, localizada na Avenida José Baggio, onde está hoje.

Numa das fotos, aparecem três funcionários da empresa com atuação em campo. O pessoal ia para os reparos numa bicicleta levando o material num balde e o restante nas mãos. Junto iam as botas de borracha. Na imagem estão os servidores “Barreta” e Geraldo, mais o Erni, o “Alemão”, cedido pela Prefeitura.

Antigamente, o pessoal abria os buracos para conserto e retirava deles a água e a terra manualmente. Hoje, todo o serviço é realizado com equipamentos apropriados.

E em 1989 foi construído o novo e atual escritório, sendo ampliado em 1993.

Este levantamento histórico foi possível graças à ajuda da gerente Ana Gatto e do ex-servidor Hermes Batistella, a quem agradeço pela colaboração e os parabenizo pela organização das informações.

Em tempo. No último dia 22 de março comemorou-se o Dia Mundial da Água.

em



Comentários

Comente


*