Blog do Sarico

Certeza na vida


Da idade não tem como escapar. E ela não demora muito para chegar. Quando você vê você está na terceira idade.

E a certeza da idade avançada é o surgimento de cabelos brancos. Eles chegam aos pouquinhos com um fio, dois fios, três… até que a “cobertura” toda esteja branca e as pessoas, sem o menor constrangimento e com uma pitada de deboche, perguntam: “E esses cabelos brancos aí?”. É, não tem como escapar. Alguns pintam. Até dá certo, mas tem gente que erra na tonalidade da cor e tem ainda aqueles que ficam após com duas e até cores na cabeça.

A pessoa ainda tenta escapar do tempo não estacionando em vagas para idosos nem entrando na fila deles. Mas, não adianta. A coisa é assumir e ponto final e se preocupar com outras coisas que são verdadeiramente mais importantes do que os anos.

E para piorar a coisa é quando as pessoas, mais novas até as mais velhas, te chamam de senhor ou tio. Dói na alma.

Numa noite dessas, fazendo a minha caminhada pela praça central, ao passar pela praça dos brinquedos, uma menininha veio correndo na minha direção e, com um sorriso largo no rosto, me disse: “Oi, vovô”. Foi a pá de cal. Eu fiquei sem reação. No fim acabei rindo com o rosto parecendo a camisa do Inter.

Muitas pessoas não conseguem chegar na terceira idade ficando pelo caminho por causas diversas.

O negócio é torcer para se envelhecer com saúde e cuidando da aparência e ainda torcer para que se possa viver por conta própria o maior tempo possível, por que depender dos outros para coisas básicas deve ser desesperador. Mas, enquanto der sigamos em frente, para o nosso destino.

E se isso consola, lembremo-nos de que envelhecer é uma arte para poucos.



Comentários

Comente


*