Tem novo golpe cibernético na praça
Precisamos ficar atentos a uma nova modalidade de golpe que está sendo aplicada, com o auxílio da inteligência artificial: alguns softwares conseguem clonar a voz de uma pessoa e, a partir disso, efetuam ligações ou enviam áudios no WhatsApp se passando por ela, solicitando, a familiares e amigos, depósitos em contas de terceiros.
Tendo em vista que os tradicionais golpes de WhatsApp já estão “batidos”, ou seja, as pessoas já não caem mais com tanta facilidade, os criminosos estão, constantemente, se reinventando e aperfeiçoando o seu modus operandi.
Por isso, é necessário tomar muito cuidado com ligações de números desconhecidos ou mensagens solicitando que a conversa se estabeleça por meio do envio de áudios, pois bastam poucas palavras para captar a voz da vítima e reproduzi-la.
A partir disso, o crime se desenrola, pois os golpistas, com toda a sua expertise e com todo o seu aparato tecnológico, possuem o contato dos parentes e amigos da vítima que teve a voz clonada. Aí, entram em ação, fazendo as solicitações de valores.
Por mais que a conversa possa causar estranheza, dificilmente, as pessoas duvidarão da autoria do pedido, afinal, a voz da pessoa que está na ligação é idêntica à da pessoa que se diz estar requisitando o dinheiro.
Então, aqui vão algumas dicas para evitar cair nesta nova modalidade de golpe:
– Não atenda ligações e não responda mensagens de números desconhecidos;
– Não repasse nenhuma senha ou código de aplicativo de banco ou de rede social que seja recebido por SMS;
– Desconfie do pedido de depósito de dinheiro. Hoje em dia, primeiramente, precisamos desconfiar de pessoas e de situações, para, posteriormente, obter a devida certificação;
– Estabeleça códigos, pessoalmente, entre os familiares, para poder confirmar se o pedido de depósito é real ou não. E, em se deparando com esse tipo de requerimento, questione: “Fulano, qual é o código que combinamos”? Logicamente, se o código estiver errado, não é a verdadeira pessoa quem está entrando em contato.
Enfim, hoje em dia, todo cuidado é pouco, principalmente, na internet.
Comente