Cidade em transformação
Seguidamente eu mostro aqui, através de fotografias, a transformação que Tapera vem sofrendo ao longo do tempo. E impressiona como a cidade muda com o passar dos anos. Pois, o que acontece aqui acontece em todas as cidades do mundo, com o novo dando lugar ao velho.
Andando por Tapera a gente observa que ela está em constante mudança, principalmente nas casas que vão dando lugar a prédios ou casas mais modernas ou casarões. Quem passa pela Avenida XV de Novembro, verá que duas casas antigas foram demolidas para dar lugar a prédios para moradias e comércio. Me refiro as residências do Arlindo Brenner, onde na frente havia a sua alfaiataria, e que mais tarde virou sorveteria, cabeleireiro e hotel; e a do Afonso Hansen, onde anos mais tarde funcionou o salão de beleza da Amábile Hansen.
E assim vai a coisa. As pessoas vão constituindo família e com o passar do tempo os filhos vão crescendo e em seguida vão cuidar de suas vidas em outro endereço ou em outros lugares ficando os pais sozinhos na moradia. E quando o casal morre, a casa passa para outras pessoas e a mudança acontece. E acontecerá novamente um dia quando a história for se repetir.
Aliás, com a construção de prédios, as pessoas estão trocando as casas grandes, que dão trabalho para mantê-las e circular por elas, por um apartamento que é menor e mais funcional. Hoje, em Tapera, existe uma porção de casas grandes sem moradores e a tendência é que este número aumente.
A cidade ainda tem casas e prédios antigos e históricos que ainda estão por aí, mas sem garantia de que continuarão aí, pois quem compra um terreno tem planos para ele.
Este é, pois, o ciclo da vida, carregado de mudanças.
Comente