Blog do Sarico

Sem eles não há vida


Numa noite dessas, chamou minha atenção um programa na televisão sobre meio ambiente. E ele falava sobre a importância das abelhas e dos pássaros na natureza para a proteção da humanidade.

Segundo ele, sem abelhas não haveria mel nem a polinização de inúmeros alimentos como as frutas, legumes e grãos, que garantem a segurança alimentar da humanidade.

E segundo a FAO, sem abelhas o ser humano não viveria quatro anos. Comeria os estoques mundiais de alimentos e não haveria mais comida no planeta para alimentar as mais de 8 bilhões de pessoas. Alertou, que as abelhas estão desaparecendo aos poucos o que acende o alerta à humanidade.

Já sem os pássaros, não haveria polinização de plantas, dispersão de sementes, controle de pragas, especialmente dos insetos, que se criam em ritmo acelerado diariamente, e atacam plantações causando grande prejuízos.

O programa não esqueceu do aquecimento global. Não falou sobre desmatamento, destacando apenas o que as indústrias jogam todos os dias na atmosfera no mundo todo, especialmente na China e nos EUA.

O homem caminha por uma estrada muito perigosa. E um dia terá de decidir entre perder os anéis ou as mãos. E este dia fatalmente chegará



Comente


*