Blog do Sarico

A cápsula do tempo existe?


Em 1925, a comunidade italiana de Tapera prestou uma homenagem ao cinquentenário da imigração italiana ao Rio Grande do Sul, construindo na praça central, um monumento com a imagem de Dante Alighieri, maior poeta italiano. Eu soube que naquele monumento existe, no seu interior ou enterrado abaixo dele, um baú. Pois em 2025, o monumento estará completando 100 anos. E essa “cápsula centenária” poderia ser aberta daqui a dois anos, se ela existir, claro, para sabermos como era a Tapera daquela época e, em seguida, se colocar uma nova com documentos, jornais, revistas, fotos e outros, para que daqui a 100 anos os taperenses saibam como era a Tapera do nosso tempo.

Nas fotos, é possível ver o monumento atual e a foto da inauguração dele e também os “figurões” da Tapera daquela época.

E na foto, da inauguração, três coisas chamam atenção: 1 – Não há mulheres nela, 2 – O campanário da antiga igreja de madeira e parte dela, e 3 – será que todo esse pessoal residia aqui?

A outra foto mostra a festa de inauguração do referido monumento. E de onde ela teria sido batida? Pelo ângulo, foi do alto do prédio onde estão hoje a Ki-Presentes, a Palladio e outros. Mas, sobre o que se não havia nada aqui?

Estas fotos vieram da coleção do taperense Celso Dallanora.

 



Comentários

Comente


*