A cápsula do tempo existe?
Em 1925, a comunidade italiana de Tapera prestou uma homenagem ao cinquentenário da imigração italiana ao Rio Grande do Sul, construindo na praça central, um monumento com a imagem de Dante Alighieri, maior poeta italiano. Eu soube que naquele monumento existe, no seu interior ou enterrado abaixo dele, um baú. Pois em 2025, o monumento estará completando 100 anos. E essa “cápsula centenária” poderia ser aberta daqui a dois anos, se ela existir, claro, para sabermos como era a Tapera daquela época e, em seguida, se colocar uma nova com documentos, jornais, revistas, fotos e outros, para que daqui a 100 anos os taperenses saibam como era a Tapera do nosso tempo.
Nas fotos, é possível ver o monumento atual e a foto da inauguração dele e também os “figurões” da Tapera daquela época.
E na foto, da inauguração, três coisas chamam atenção: 1 – Não há mulheres nela, 2 – O campanário da antiga igreja de madeira e parte dela, e 3 – será que todo esse pessoal residia aqui?
A outra foto mostra a festa de inauguração do referido monumento. E de onde ela teria sido batida? Pelo ângulo, foi do alto do prédio onde estão hoje a Ki-Presentes, a Palladio e outros. Mas, sobre o que se não havia nada aqui?
Estas fotos vieram da coleção do taperense Celso Dallanora.
SARICO, antes que vocês parte desta pra uma melhor, faça aquele livro que sempre te falo… esses teus resgates históricos são sensacionais, meu querido amigo…
Tô pensando nisso, amigo. Obrigado e grande abraço.
MELHOR NÃO FAZER.
Muito interessante essa do baú
o adao subiu em um sinamomo
O grande Adão Pezenti nasceu 11 anos depois. Em breve contarei a história dele.
“Pelo ângulo, foi do alto do prédio onde estão hoje a Ki-Presentes, a Palladio e outros”… Pelo ângulo foi apenas uma pessoa que estava em pé e que fez o registro. Onde tu consegue ver essa foto tirada do alto de um prédio?
Amigo(a), vou tentar te explicar: É COMO SE FOSSE. Leia de novo e bem DEVAGAR. E vou além. Tu leu o escrito na sequencia? “Mas, sobre o que se não havia nada aqui?”. Espero ter sido claro. Abraço e continue me prestigiando.