Avante, indústria de implementos de Tapera
Ao longo dos seus 126 anos de história, primeiro como distrito de Passo Fundo e mais tarde de Carazinho e depois como município, Tapera teve três fábricas de implementos agrícolas, mostrando desde cedo a sua vocação para a agricultura.
A primeira delas foi a Huber & Cia Ltda, criada em 1925, na Barra do Colorado, interior do município. Mais tarde ela veio para a cidade e permanece aí até os dias atuais.
A segunda foi a Mansueto Corazza & Cia Ltda, que iniciou em 1970, e se estendeu até 1990, quando encerrou as suas atividades.
E a terceira delas, era a Almiro Simon, que iniciou como carpintaria, em 1964, na Linha Coronel Gervásio, no interior do município. Inicialmente, construía carrocerias, pipas, aberturas e grades de cerveja. Em 05 de junho de 1971, com os negócios indo bem, a empresa se transferiu para a ERS 223, onde está até hoje.
Nesta nova etapa, com a agricultura em franco crescimento na região, começou a produzir sulcadores, pés-de-pato e capinadeiras com a marca Avante. A produção era feita em baixa escala, sendo 5 implementos por mês, com três funcionários.
Segundo o Délcio Simon, que trabalhou com o pai na empresa e dele foi seu sócio mais tarde, a indústria encerrou as suas atividades em 1980, por que não havia como competir com as grandes empresas da região produzindo em larga escala e com pronta entrega.
Hoje, a empresa se chama Délcio Simon & Cia Ltda e está no ramo de consertos de implementos agrícolas realizando ainda serviço de pintura e solda.
Um baita profissional