Blog do Sarico

Emendas impositivas


Seguidamente vemos as instituições sociais aqui de Tapera correndo atrás de recursos que possibilitem manter as suas portas abertas e assim manter os seus serviços altamente essenciais à população e ao município. Inclusive, na última sessão da Câmara de Vereadores, dirigentes de algumas delas foram até lá solicitando auxílio.

Pois, existe um dispositivo chamado emenda Impositiva que é um instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas ao Orçamento Municipal, destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições. Alguns municípios da região, como Ibirubá e Não-Me-Toque, já estão fazendo uso dele.

A Emenda Constitucional 086/2015, promulgada em março daquele ano, tornou impositivas as emendas individuais de parlamentares ao Orçamento, prevendo a obrigatoriedade do acatamento das emendas do legislativo pelo executivo.

O recurso não passa pelas contas, mãos ou qualquer outro tipo de transação financeira dos parlamentares, indo diretamente para a entidade beneficiada.

Fazendo uso de emenda impositiva o legislativo se mostra à comunidade e afasta a imagem que tem de apenas votar e receber.

A coisa é legal e funciona, mas precisa se tornar lei.



Comentários

Comente


*