Blog do Sarico

A sede do comando de Tapera


Tapera se emancipou de Carazinho, do qual era seu 3º distrito, no dia 18 de dezembro de 1954, e a instalação da primeira administração municipal ocorreu em 28 de fevereiro de 1955. O primeiro prefeito foi o dentista Dionísio Lothário Chassot (PSD).

A primeira Prefeitura do novo município foi instalada no prédio onde funcionou por anos o Supermercado do Bruno, ali na esquina da Avenida XV de Novembro com a Rua Guido Mombelli, e onde hoje tem um prédio de apartamentos e lojas como a Utilar, o Banco Bradesco, entre outras.

Naquele prédio também funcionou a Câmara de Vereadores. A primeira legislatura durou 10 meses e dois dias composta pelos seguintes edis: Adolfo Albino Werlang, Artur Graeff, Hugo Germann e Varonil Esmério da Costa (PSD) e Hercílio Lenoir Steffens, João Maximiliano Batistella e Romeu Cláudio Kloeckner (PTB).

No final de 1955, foi feita nova eleição para a escolha de novos vereadores para os primeiros quatros anos e os eleitos foram: Adolfo Albino Werlang, Hermes João Crestani, Hugo José Germann e Varonil Esmério Costa (PSD) e Hercílio Lenoir Steffens, João Maximiliano Batistella e Libório Romildo Kuhn (PTB).

Mais tarde, João Batistella e Romeu Kloeckner foram prefeitos de Tapera.
Hercílio Steffens e Hermes Crestani foram vereadores por várias legislaturas. O Hercílio 8 vezes e o Hermes 5.

Em 1956, a Prefeitura se transferiu para o prédio onde funcionou por anos a Casa Nova, de Vitor Crestani, meu avô, na Avenida XV de Novembro. O prédio, após ser desocupado, foi demolido e no seu lugar está hoje o Centro de Eventos.

A Câmara de Vereadores foi instalada no prédio ao lado, naquela casa que mais tarde foi demolida e reconstruída ao lado do Ministério Público e depois reconstruída novamente na Praça Atanásio Orth, que fica ao lado da Escola Dionísio, e que foi destruída pelo fogo.

Em 1982, a Prefeitura foi para o seu atual endereço, nos altos do bairro Progresso. A obra foi construída pelo prefeito João Maximiliano Batistella no seu terceiro mandato.

A Câmara de Vereadores seguiu junto e ocupa um espaço no mesmo prédio.

Um pouco da nossa história.



Comentários

Comente


*