Blog do Sarico

Oscar


Quando um ator, atriz ou qualquer outro profissional do cinema receber a indicação para receber o Oscar, o prêmio máximo do cinema dado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles (EUA), eles assinam um contrato de que eles e seus herdeiros jamais venderão a estatueta, e que a mesma somente poderá ser vendida para a Academia, pelo valor simbólico de 1 dólar.

A decisão foi tomada ainda no século passado devido a artistas e profissionais venderem o seu prêmio para fazer caixa, fugindo da falência.

Existem centenas deles nas mãos de colecionadores pelo mundo todo. O cineasta Steven Spielberg já comprou meia dúzia de estatuetas e as doou à Academia.

O Oscar é uma pequena estatueta de 35 cm de altura, pesando quase 04 quilos, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente ao peito. O seu valor real é cerca de 500 dólares, mas o seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme.

O prêmio foi criado em 1927, mas começou a ser entregue em 1929.

O Brasil, apesar de ter tido várias indicações ao Oscar, nunca ganhou um.



Comentários

Comente


*