Blog do Sarico

Um fragmento do centro da Tapera antiga


Esta foto (no alto à esquerda) da recém emancipada Tapera, tirada em 1958, mostra parte da Avenida XV de Novembro, onde hoje estão vários prédios. Eu tentei me posicionar no mesmo lugar para bater a foto atual, mas a original foi batida de cima do prédio ao lado do Café Diana, que estava em construção. Além disso, árvores tapam a visão do cenário.

Segundo o Nadir Crestani, a casa branca com os dois janelões era a churrascaria do Salustiano Pinto. Hoje, ali estão a Loja Uzzinna e a Center Acessórios. Onde aparecem as pessoas e aqueles restos de construção era a casa de João Claudius Bervian, que foi demolida para ser construído no seu lugar um hotel: o Taperinha Hotel, que também marcou história em Tapera.

A propósito. O Taperinha Hotel foi construído em 1959 e inaugurado em 01 de janeiro de 1960. Parou de funcionar em 1977, devido a problemas de saúde do seu proprietário e a família não quis continuar com o negócio.

Do hotel eu lembro das refeições que se fazia lá nas noites de sábado e do buchinho (mondongo) da Dona Nêne.

Hoje, o prédio é ocupado por apartamentos e lojas como a Henring, a Sorveteria do Guto, entre outras.

Ao lado dele, à esquerda, tem o escritório do Roque Simon. E à direita, aparece o cinema que foi dos Beux, depois do João Batistella e finalmente do Gentil Batistella, até ser demolido, para dar lugar ao prédio onde hoje estão a Farmácia Essência e a Loja Andriolli e vários apartamentos.

E mais adiante, na esquina, aparecem o prédio com as lojas Colombo e Esportiva, onde fora um dia a Loja Rotta, que igualmente marcou época em Tapera.



Comentários

Comente


*