Blog do Sarico

O Censo falhou


O Censo 2022, mesmo que parcial, não deu certo. Falhou feio. Mais de 860 municípios brasileiros se queixaram que sua população diminuiu e muitas pessoas de que não foram visitadas. Aqui mesmo em Tapera muita gente não recebeu a visita de um recenseador.

O País precisa saber o número exato, ou aproximado, de seus habitantes para tratar da questão social e assim beneficiar municípios e, consequentemente, a população.

O governo não pagou um valor satisfatório aos recenseadores e atrasou o seu pagamento e isso fez correr os candidatos. Isso também prejudicou todo o trabalho pois teve de haver remanejamento de pessoas para outras cidades para executar o trabalho. Eu mesmo fui visitado por uma recenseadora de Porto Alegre.

Por outro lado, o pessoal não foi em todas as residências e muitas pessoas não quiseram responder ao questionário. Outros ainda não foram encontrados no momento da visita.

Não sei, mas acho que todo mundo tem um vizinho e acredito que o recenseador poderia perguntar a ele quantas pessoas moram em determinada residência e qual as suas idades. Saber pelo menos quantos somos já seria uma grande ajuda para o sucesso do trabalho.

Por outro lado, todo mundo paga IPTU. Será que no momento de pagá-lo não poderia ser feitas as perguntas do Censo?

Nós precisamos saber quantos somos. Isso é muito importante para todos nós e também para os nossos municípios.

Em tempo. Me deram uma explicação sobre o aumento de mortes ser o motivo deste “equilíbrio” da população em Tapera que não me convenceu.

O Censo 2022 falhou geral.



Comentários

Comente


*