Blog do Sarico

O que se espera do novo governo Lula


A eleição acabou e quis a maioria dos brasileiros votantes, com pequena margem de diferença, que Lula retornasse ao Palácio do Planalto, mesmo tendo sido condenado e preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Judiciário anulou as condenações, mas o crime existiu, juízes confirmaram o fato, e isso jamais será esquecido.

Eu, desde o início, queria uma terceira via, pois não via em Bolsonaro e Lula representatividade alguma. Mas, a ganância dos partidos políticos não permitiu aos que não queriam nem um nem outro ter um representante.

Enfim, Lula chega a Brasília cercado de desconfiança e, por isso, terá de andar na linha e não repetir os escândalos do passado, pois ele sempre estará na iminência de perder o cargo. Lembrem que tiraram o Collor por um carro (Fiat Elba) e a Dilma por uma pedalada fiscal.

O fato é que o Judiciário e o Legislativo estarão fiscalizando o governo e devem obedecer às leis (pelo menos, é o que se espera deles). E, além disso, os opositores estarão de olho em tudo e, obviamente, desde já, anseiam por mudança.

Houveram manifestações por todo o Brasil questionando o resultado do pleito, mas até agora não vieram à tona provas contundentes relacionadas à alegada fraude nas urnas.

Nesse contexto, também não se pode deixar de destacar que os quatro anos de governo do petista não serão nada fáceis, pois o Congresso será majoritariamente conservador, de oposição, e o cenário (principalmente, do ponto de vista econômico) não será o mesmo de 2003 – ano do início do seu primeiro mandato, se bem que Lula é um exímio negociador e não me surpreenderá se em menos de um ano de governo tiver maioria no Congresso Nacional e político brasileiro todos sabemos como são e do quem gostam. A imprensa, pelo que se vê, já está com ele.

E, por fim, deve-se levar em consideração que os cidadãos estão muito mais questionadores e atentos ao que acontece no governo, especialmente, em razão da potência das redes sociais – que começaram a se popularizar, para fins políticos, em meados de 2018.

Em resumo: Luiz Inácio está sentado à beira de um precipício. Se vacilar, cai. Ele não poderá errar. Terá de fazer mais do que fez no passado e não poderá fazer igual ao que fez no passado.

Sinceramente, eu espero que Lula faça um bom governo, pois está na hora do Brasil ser sujeito da sua própria história e mostrar ao mundo todo o seu poder de 6ª economia do planeta.



Comentários

Comente


*