Blog do Sarico

Uma parte da Tapera antiga


Esta foto, apesar da má qualidade, mostra parte do Centro de Tapera, lá nos idos dos anos 1960.

Na imagem, é possível ver à esquerda o parquinho da então Praça Olavo Bilac. Ao lado, na hoje Rua Tiradentes, está a residência de Lydia Mombelli da Fonseca, nossa famosa escritora, e onde mais tarde funcionou por muitos anos a Rádio Gazeta. Hoje, a casa abriga a Laurindo Motos.

Do outro lado da Avenida XV de Novembro, aparecem a Casa das Correias, do Odilon Dias de Castro, pai do Dr. João Vianei, sendo que atrás dela ficava a residência da família. Ao lado, esta casa foi residência da família Salami, do delegado da Polícia Civil Décio Chassot, sede do Lions Clube, do Kings Club e da Delegacia de Polícia, até esta mudar-se para seu atual endereço; e por último foi morada de Adão Giotto. A casa ao lado ainda, que aparece uma pequena parte dela, pertenceu a Osvaldo Henrich. Algumas famílias moraram ali como o casal Vitor e Clea Müller, onde a professora Clea me deu aulas de reforço. E essa casa é histórica para Tapera, pois foi nela que começou a Toca do Coelho, no ano 2000; e ao lado dela, fora da foto, ficava o pátio da Secretaria de Obras do município, que nos anos 1980 mudou-se para seu atual endereço, nos altos do bairro Progresso.

Do outro lado da hoje Avenida José Baggio, está a residência de Arabela Galetti, que vendia bilhetes de loteria, e mais tarde funcionou a Transportadora Ijuí. No lugar, hoje, está o prédio onde funcionam o Escritório Schumaker, o Sekus Bar, entre outros. E atrás está a nova residência do Hermes Crestani. Na frente dela, havia um gramado onde nos finais de tarde nossa turma jogava bola.

Atrás de tudo isso aparece o antigo escritório da Corsan e o prédio da Associação Rural, que mais tarde viria a se transformar na Cotrisoja, onde tudo começou. Do lado, havia a Patrulha Mecanizada, com aqueles tratores Ford nas cores azul e verde.

E mais atrás aparecem as residências de Élio Crestani, Albano Seibel, entre outros.

Mais acima está a Cohab 1 e atrás dela as poucas casas que povoavam a então Vila Brasília, hoje um dos bairros mais bonitos da cidade pelas suas moradias.

E bem no canto da foto, no lado direito, aparece parte do então Seminário Sagrado Coração de Jesus, que formou muitos padres, e que hoje abriga o Instituto Profissionalizante Cônego Bento.

Atrás da Casa das Correias havia um córrego, que ainda está lá, agora canalizado, e do seu lado havia um enorme pé de chorão, muito bonito, que teve de ser sacrificado para que fosse aberta a hoje Rua Pedro Binni.

Nesta foto, nesta pequena parte de Tapera, é possível ver a transformação que a nossa cidade sofreu neste mais de meio século.



Comentários

Comente


*