Blog do Sarico

Bolsonaro renova concessão da Globo


O presidente Jair Bolsonaro, diferente do que falou nos últimos 4 anos, que não renovaria a concessão da Rede Globo, voltou atrás nesta semana, e renovou a mesma por 15 anos. Além dela, foram renovadas as concessões da BAND, Record e SBT. A decisão será publicada no DOU desta quarta-feira (21).

As três emissoras solicitaram as renovações e aguardavam análise por parte do governo federal. Para a renovação da concessão, é necessário que elas confirmem boa situação fiscal, além de cumprir outras regras, como ter no mínimo 70% de brasileiros natos ou naturalizados entre o capital votante.

Outra regra é a de que a emissora deve dedicar pelo menos 5% da programação para programas jornalísticos. A renovação da outorga ocorre automaticamente, exigindo anuência do presidente da República.

No caso de emissoras de rádio, a renovação vale por 10 anos. O tempo é o mesmo para emissoras comerciais, públicas, comunitárias e educativas.

Eu fico imaginando o que teria acontecido neste ano se Bolsonaro, no dia seguinte à vitória da eleição, em 2018, tivesse chamado a imprensa para conversar ao invés de brigar com ela, principalmente a Globo.

Podem falar o que quiser da Globo, mas nenhuma emissora bate ela no Brasil, em qualquer setor. No jornalismo, por exemplo, ela dá de 100 a 0 em qualquer uma, dando a informação antes e estando antes no evento.



Comentários

Comente


*