Pandemiceno
Esta palavra vai começar a aparecer muito nos meios de comunicação muito em breve: “Pandemiceno”. De acordo com a comunidade científica, ela designa a “era dos vírus”.
Ou seja: a partir de agora, com a Covid-19 e a varíola dos macacos, mais doenças virais surgirão em nosso meio, ocasionando pandemias, principalmente, com grande potencial letal.
Segundo os cientistas, o surgimento de novos vírus e, consequentemente, de novas doenças, se dá pela redução da cobertura vegetal do planeta, fazendo com que os animais migrem para os centros urbanos, tendo em vista a perda de seu habitat, aproximando-se então, do homem.
Daí, em razão disso, os vírus que circulam apenas entre os bichos acabam entrando em contato com as populações humanas, trazendo-lhes inúmeros prejuízos, como é o caso, por exemplo, da Covid-19, da varíola dos macacos e da dengue, cujos hospedeiros desses vírus são os animais.
O fato é que, com o desequilíbrio ecológico do planeta, cada vez mais, estaremos suscetíveis a essas doenças, que castigarão as nossas populações, conforme pudemos vivenciar durante a pandemia da Covid-19 (algo que, até então, tínhamos conhecimento apenas por meio dos livros de História, a exemplo da pandemia da peste bubônica, na Europa, no século XIV).
Não querendo ser sensacionalista, mas sim realista: hoje, devemos nos preocupar e nos questionar QUANDO será a próxima pandemia, e não mais SE ocorrerá uma próxima pandemia.
E, diante disso, é necessário que estejamos preparados para enfrentá-las, travando uma verdadeira luta pela sobrevivência, nessa nova era que se inicia.
Comente