Blog do Sarico

Ponte centenária


No dia 15 de junho, publiquei neste espaço, que a primeira ponte entre Tapera e Selbach, sobre o rio Colorado, pela “estrada velha”, via São Luiz e São Pedro, completaria 100 anos no dia 14 de setembro. Portanto, hoje, faz exatamente um século que ela foi construída, quando os dois hoje municípios eram distritos de Passo Fundo.

Eu fiquei sabendo graças a um recorte que chegou até mim do jornal “A Federação”, de Caxias do Sul, datado de 11 de abril de 1923, e que mostrava a construção desta ponte.

E é interessante destacar que, de acordo com a fonte, a região aqui era chamada de “Linha Bella Itália”, da qual faziam parte os povoados de Tapera e Selbach. Até 1930, as vilas Tapera e Selbach eram distrito de Passo Fundo, 8º e 9º, respectivamente. Em 1931, passaram a pertencer a Carazinho. Em 1954 (18.12), Tapera se tornou município e Selbach, seu distrito. Em 1965 (22.09), Selbach tornou-se município.
A ponte foi inaugurada no dia 14 de setembro de 1922 e recebeu o nome de “Independência”, segundo o jornal – provavelmente, em homenagem ao centenário da Independência do Brasil, comemorado naquele ano.

A ponte tinha 84 metros de vão, por cinco de largura. Foi construída de madeira de lei, angico e cabriúva, tendo amarrações reforçadas por parafusos e chapas de ferro. O “taboleiro” foi assentado sobre cinco grossos pilares de concreto e outros quatro de madeira.

Agradeço pela colaboração, pois nem eu sabia dessas informações tão ricas (e inéditas) sobre a ponte da “estrada velha”, caminho para quem trafegava entre Passo Fundo e Cruz Alta, passando por Tapera e Selbach.

Obviamente, a ponte de 1922 não é a mesma da atualidade, que foi substituída por outra, de concreto, anos mais tarde. Mas, o interessante é que o local é o mesmo e, antes de ser construída a ponte da RS 223, que liga os trevos de acesso a Tapera e Selbach, a centenária ponte da “estrada velha” foi um importante meio de escoamento de cargas, no passado. Mas, não só isso: certamente, muitas foram as histórias e os sentimentos que por ela passaram, ao longo destes 100 anos.



Comente


*