Blog do Sarico

Piazito interditado pelos Bombeiros


Na sexta-feira (09), o Corpo de Bombeiros Misto de Tapera esteve na sede do Grupo Folclórico Piazito Gaudério (GFPG) para cumprir ordem do batalhão sediado em Ijuí de que não pode haver degrau em um salão de festas. Os bombeiros já haviam alertado a entidade há três anos e esta não se adequou há tempo obrigando-os a cumprirem a lei.

Os bombeiros estiveram no Piazito na sexta para comunicar a ordem recebida. O pessoal da entidade achando que poderia resolver o problema a tempo de realizar o seu jantar comemorativo da Semana Farroupilha naquela noite, resolveu tirar o piso da pista de danças, sem obter sucesso, e a solução foi realizar o seu jantar no pavilhão do Parque de Exposições.

No sábado (10), os bombeiros estiveram novamente no Piazito e interditaram a sede social até que se adeque às normas legais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, estes receberam ordem do comando regional para realizar a Operação Semana Farroupilha, uma vez que o GFPG fora notificado há três anos, em 2019, de que teria de desfazer o desnível (degrau) na pista de danças. Ainda os CTGs de Espumoso (Sinuelo das Coxilhas) e de Selbach (Estância do Imigrante) seriam os próximos a serem visitados.

Segundo o patrão Atílio da Silva, o Piazito Gaudério acatará a decisão dos bombeiros por que a lei precisa ser cumprida. Mas, o GFPG só achou estranho esta operação acontecer justamente na Semana Farroupilha, quando as entidades têm a oportunidade de fazer um caixa para o custeio das atividades do ano.

Atílio da Silva disse que o Piazito ficou nestes três anos fazendo caixa para se colocar nas conformidades da lei, pois não está nada fácil levantar dinheiro para custear qualquer obra na sede, uma realidade da grande maioria das entidades tradicionalistas. Além disso, teve a pandemia que não permitiu a entidade realizar promoções arrecadadoras.

Enquanto o Piazito Gaudério não reformar a sua pista de danças e de apresentações a sede permanecerá interditada, segundo os bombeiros, que ainda deram prazo à entidade para realizar o reparo e escapar da multa.

Lei é lei e ponto final, mas bem que esta operação poderia ter sido desencadeada em julho ou agosto.



Comentários

Comente


*