Blog do Sarico

Acabou o humor


Na sexta-feira (05), o Brasil perdeu o multi talentoso Jô Soares, aos 84 anos. Ele, que exercia todas as tuas tarefas e papéis com tanta perspicácia e humor.

Os mais novos, provavelmente, vão se lembrar dele sentado na bancada do seu programa noturno na Globo, fazendo suas perguntas inteligentes, ao seu seleto grupo de entrevistados. Com certeza, muitos sonhavam em ter uma caneca personalizada, como aquelas nas quais ele servia os seus convidados. Um ícone.

Já os mais “usados”, para não dizer mais velhos, lembram dele pelos seus vários personagens, nos inúmeros programas humorísticos dos quais ele participou na Globo e em outros canais de televisão.

Jô, ao lado de Chico Anísio, foram os maiores comediantes que o Brasil produziu. E eles eram bons porque sabiam fazer rir, com sacadas inteligentes e que também faziam pensar. Bem diferente dos humoristas de hoje em dia, que não são nem um pouco engraçados.

Acredito que boa parte do fôlego dos comediantes de hoje tenha se perdido, também, porque o mundo mudou e não são mais aceitas abordagens humorísticas em relação a temas sensíveis. Hoje, com razão, existem mais filtros, para que não se fale tantas bobagens e para que ninguém se sinta desrespeitado, ao ser motivo de piada.

Mas, o Jô e o Chico, por si só, eram engraçados, antes mesmo de começarem a trabalhar com o humor. Passados estes dois gênios, ficaram os esforçados, que jamais conseguirão fazer história como eles fizeram. Eles partiram e levaram consigo o riso. E, infelizmente, o Brasil terá de viver com esta falta de graça que nos assola.

Beijo do Gordo!



Comente


*