Blog do Sarico

Considerações sobre o Júri em Tapera


Na última quinta-feira (21), aconteceu o primeiro de dois julgamentos populares que serão realizados neste ano em Tapera.

Não quero, aqui, falar sobre a decisão dos jurados, que é sempre soberana. Mas, gostaria de tecer algumas considerações a respeito de alguns fatos que ocorreram durante a sessão e que me chamaram atenção.

O primeiro aspecto que comento é sobre a imprensa, novamente, ter sido proibida de capturar imagens dos réus – o que eu não entendo. Com certeza, faz sentido preservar a imagem dos jurados, no entanto, parece não fazer sentido essa preservação em relação aos réus, que estão ali para serem julgados pelo cometimento de um crime.

Outro ponto que chamou minha atenção foi o fato de a sessão do julgamento ter sido realizada na Câmara de Vereadores – espaço que, ao meu ver, ficou pequeno para essa finalidade. E isso ocorreu porque o Salão do Júri, nas dependências do Fórum, estar passando por problemas de infiltração no telhado e nas paredes – o que é incompreensível, tendo em vista que o prédio passou por reformas há pouco tempo.

O aperto a que me refiro na Câmara é que no júri os jurados ficaram à esquerda e os réus à direita e o espaço entre eles é diminuto para uma foto.

A partir desses dois pontos, penso que será novamente difícil para a imprensa trabalhar no próximo julgamento, que será realizado no próximo dia 28, em função do espaço, além disso, só poderemos capturar imagens dentro do que foi delineado pela presidente da sessão. E meus leitores deverão entender isso.



Comente


*