Blog do Sarico

A coragem do Eduardo


O governador do RS, Eduardo Leite, em entrevista a Pedro Bial, na quinta-feira (01), surpreendeu o Brasil todo ao falar pela primeira vez, em público, sobre a sua orientação sexual. Disse, abertamente, que é gay e que tem orgulho disso, e o fez na Rede Globo, em rede nacional. Ao assumir-se gay, algo sabido aqui no Estado, ele criou um fato político e passa a ser conhecido nacionalmente e, de tabela, levanta uma bandeira que até então era exclusividade da esquerda.

A partir dessa declaração, o governador gaúcho se torna o primeiro da história do Brasil a ser, assumidamente, LGBT.

Além disso, essa manifestação vai de encontro à uma possível candidatura à presidência da República em 2022. Acredita-se que ele componha a chamada “terceira via”, que estará à disposição dos brasileiros que não querem eleger nem Bolsonaro, nem Lula, podendo até ir para o segundo turno com um deles. Mas, antes terá de derrubar toda a estrutura política do seu colega paulista, João Doria, que não é mais unanimidade dentro da sigla.

Os contrários a Leite alegam que ele não representa a comunidade LGBT, por que nunca foi militante da causa e nunca se posicionou a respeito e por se estar às vésperas de um pleito. Por outro lado, quem o defende, o faz pela sua coragem de se expor, por ser ele uma novidade e por não ter “rabo preso”, passando a ser uma opção ao eleitorado.

A favor do governador ainda, e que fará a diferença na campanha, caso ele realmente seja o candidato do PSDB, é que jamais vai para o confronto, mesmo sendo atacado, preferindo sempre o diálogo. E, além do mais, quem se posiciona abertamente sobre uma questão de sua vida privada, que não diz respeito a ninguém – ainda mais ele, vindo de um Estado tão conservador como o nosso – certamente, não fugirá de nenhum questionamento no período eleitoral. E, nesta próxima campanha, perguntas é que não faltarão aos candidatos, até porque alguns deles terão muito a esclarecer nos palanques, no horário gratuito e também nos debates.

E se Eduardo Leite precisava de espaço para se mostrar para o Brasil, ele conseguiu. E a Globo percebeu isso.

Aguardemos o que está vindo aí.



Comentários

Comente


*