Blog do Sarico

Covid 500 mil


E o Brasil bateu na casa das 500 mil mortes por Covid-19. Até o final do ano chegaremos a quanto? A 700 mil? Olha, no ritmo que a coisa vai indo, não é de se esperar um cenário diferente, infelizmente…

Lembrei do deputado gaúcho Osmar Terra que, no ano passado, falou que os óbitos chegariam a 2 mil, no máximo. Errou feio.

E agora, segundo as notícias, as mortes estão sendo de pessoas com menos de 60 anos – certamente, porque grande parte dos cidadãos que compõem a faixa etária acima dos 60 anos já estão com a segunda dose completa. Então, significa que a vacina está cumprindo o que propõe: evitar casos graves e óbitos pela doença.

Se você ainda não se vacinou, vá se vacinar. E não deixe de tomar a segunda dose, porque é ela que completa a imunização. Apenas uma dose não é suficiente para o organismo estar preparado para combater a forma grave da Covid-19.

E outra questão importante: vacina “boa” é aquela que vai para o braço, independentemente da marca que for, pois todas elas são igualmente eficazes e seguras. Inclusive, não precisamos ter pânico com relação às reações que podem ocorrer – porque isso significa que o nosso sistema imunológico está trabalhando no reconhecimento do vírus, para, quando entrar em contato com ele, saber como combate-lo. E, sejamos francos: é melhor ter uma febre e um cansaço após a vacina, do que deixar de toma-la e contrair a forma grave da doença, correndo risco de vida.

E, por fim, se você recebeu as duas doses, continue se cuidando, usando máscara e seguindo os protocolos sanitários recomendados. A pandemia ainda não acabou e o sistema de saúde continua sobrecarregado – ainda mais, agora, no inverno, com as demais doenças respiratórias.

Precisamos de consciência coletiva nesse momento, para vencer essa terrível doença e trazer a normalidade de nossa vida de volta (se é que isso ocorrerá).

Penso que, se tivéssemos sido vacinados no ano passado e se as doses do imunizante estivessem vindo mais rápido, essa tragédia não estaria acontecendo nesse momento.

Inclusive, deixo, aqui, a minha solidariedade a todos os que perderam algum familiar ou amigo por conta do Coronavírus.



Comentários

Comente


*