Blog do Sarico

Castramóvel continua parado


O Castramóvel que foi dado ao município de Tapera (RS), no começo de março de 2020, ainda não cumpriu a sua função. Ele foi utilizado no ano passado na vacinação contra e gripe e após recolhido.

Conversei recentemente com o secretário Elias Goulart, do Desenvolvimento, para saber quando o equipamento entrará em funcionamento.

Segundo ele, existe uma burocracia muito grande por trás do Castramóvel e uma legislação bastante complicada que implica na contratação de pessoal, tempo e gastos. Para ele, a ideia seria firmar um convênio com as três clínicas veterinárias do município para que assumam o trabalho de castração com apoio da ONG SOS Animais. Ele pretende levar a sua ideia ao prefeito.

O secretário também me falou que irão a Soledade para ver o modelo que adotaram lá e que está funcionando, o Castrafácil, para depois ver o que poderia ser feito aqui em Tapera.

Tão logo se tenha uma posição sobre o Castramóvel no município o secretário ficou de me informar.

ESPUMOSO – Conversando com o médico veterinário André Feltrim, que está afrente do programa naquele município, este me contou que o trabalho está parado e que deverá ser retomado no final de março. Antes, disse que o trabalho era feito por um médico veterinário e um auxiliar e que o equipamento ficava parado em frente aos postos de saúde e que, quando recomeçar, ele ficará na garagem da Prefeitura. Ainda, que o pessoal do interior precisará ir até a cidade para solicitar o serviço.

A bem da verdade, o Castramóvel que foi entregue pelo deputado federal Geovani Cherini (PL) para um trabalho importante, tem uma legislação bem complicada pelas regras que possui.

Não sei, mas alguma coisa urgente precisa ser feita aqui em Tapera. Ou se coloca o equipamento em funcionamento ou se devolve ele, pois parado não pode mais ficar.



Comentários

Comente


*