Blog do Sarico

Igualdade em casa


Em 2014, a Universidade de British, Columbia (Canadá), realizou uma pesquisa com 326 crianças de 7 a 13 anos e, também com pelo menos um de seus pais. O objetivo era entender qual diferença no comportamento das filhas quando o pai realiza tarefas domésticas igualmente à mãe.

O resultado foi muito interessante: meninas que convivem e se desenvolvem em ambiente onde as tarefas domésticas são divididas igualmente entre mãe e pai tem objetivos mais amplos de carreira. Onde não havia tal divisão, as filhas acabaram mais propensas a se imaginarem trabalhando em tarefas ditas femininas, como tornarem-se mães, donas de casa, professoras e enfermeiras.

Outra pesquisa importante mostra que homens que compartilham tarefas domésticas são mais felizes. Isso porque essa divisão igualitária demonstra cuidado com os demais membros da família, bem-querer e cumplicidade, trazendo maior harmonia no ambiente familiar.

Puderam concluir, então, que a divisão de tarefas domésticas possibilita uma maior igualdade entre homens e mulheres, além de nutrir de forma saudável o relacionamento do casal e incentivar que suas filhas alcancem seus objetivos profissionais.

Hoje em dia, não é mais feio, nem vergonhoso, um homem ajudar nas tarefas da casa. Ou ainda é?



Comente


*