Blog do Sarico

Comunicação para todos


Antigamente, governantes e políticos em geral, faziam e aconteciam mantendo a imprensa engessada por conta de gordos contratos publicitários e também “molhando” a mão de profissionais da mídia, algo que ainda acontece. E estes só falavam o que eles queriam e o povo não tinha como opinar ou se manifestar. Hoje, em tempos de internet e de redes sociais, isso não acontece mais porque a informação é instantânea (e democrática) e qualquer pessoa pode se manifestar e opinar no momento que achar oportuno e como lhe for conveniente. Não existe mais monopólio, nem enrolação.

Daqui para frente a classe política terá de ser muito cuidadosa na hora em que for falar ou agir, pois, sabe que o povo poderá se manifestar logo em seguida e forçar uma mudança de plano.

Para se ter uma ideia do poder das redes sociais, os três poderes da República prestam muita atenção na reação popular quando pretendem tomar uma decisão. Primeiro, medem a “temperatura” do povo na internet, para só então decidir, temendo a reação das ruas.

Será assim daqui para frente e é bom os políticos irem se acostumando com isso. Já nesta eleição veremos um novo tipo de pleito e de postura do eleitor. Quem garimpa votos deverá se preparar para o novo votante que encontrará. Aquele que antes só ouvia e era obrigado a aceitar tudo não existe mais.



Comentários

Comente


*