Blog do Sarico

Os casamentos


Nesta semana, vi uma foto de um casamento realizado aqui em Tapera (RS), no Tenarião, lá nos idos dos anos 70. Devia haver mais de mil pessoas nele. Foi um festão, algo bastante comum naquele tempo. A decoração, por sua vez, não era aquilo que se vê atualmente, mas era muito pomposa para a época. E o prato? Churrasco, claro, com um monte de gente servindo.

Com o passar dos anos, os casórios se transferiram para o Clube Aliança, menor e com um público igualmente menor, algo em torno de 300 a 400 convidados. A decoração já era de outro nível, assim como a comida conforme mostrava outra foto.

Os casamentos também mudam conforme muda a economia. Até os mais abastados se contem na hora de comemorar algo importante para suas famílias. E os próprios noivos pensam de modo diferente de seus pais no evento. Isso quando não casam e passam a morar juntos, sem alianças, sem padre e sem testemunhas, algo igualmente muito comum nos tempos atuais.

E para o futuro, como será a coisa? Hoje em dia, a juventude não namora como antigamente. Antes, o pessoal se conhecia, namorava na casa da menina, firmava o compromisso e casava num curto espaço de tempo. Hoje, a gurizada quer saber é de se divertir, de se mostrar, de beber e fazer sexo. Nas festas, não vão para conhecer alguém para algo significativo no futuro, mas para curtir.

Pensando no futuro, qual será o da juventude de hoje se eles não estão preocupados com ele? E como serão as famílias do futuro?

Você já parou para pensar nisso? Aquilo que aprendemos com nossos pais, esqueçam. Passou e não volta mais. Enfim, o que está vindo aí?



Comentários

Comente


*