Blog do Sarico

Cortina de fumaça


A semana começou com uma bomba sobre a Lava Jato, operação que está “limpando” o Brasil. No domingo (09), o site The Intercept Brasil publicou trechos de conversas pelo Whatsapp entre o então juiz Sérgio Moro e o procurador da República, Deltan Dallagnol. Num primeiro momento, parecia que o País havia vindo abaixo. Pois, fui para a internet me inteirar dos fatos e o que encontrei foram três frases fora de contexto que não jogarão um trabalho sério de cinco anos, que prendeu gente poderosa e fez empresas e pessoas devolver dinheiro, no lixo.

E, pelo que li e ouvi, tudo não passa de fogo de palha, uma cortina de fumaça. E o material bombástico prometido ainda não apareceu para ocupar espaço no Jornal Nacional da Globo por vários dias. Aliás, a mídia ao invés de se posicionar contra o crime de invasão aos celulares das referidas autoridades partiu para cima delas com toda força.

Isso que o Intercept tentou fazer não deve ser levado a sério, principalmente se levarmos em conta que neste País parentes de ministros advogam nos tribunais superiores; em que a nata da advocacia criminal faz jantar-homenagem ao presidente da corte que julgará suas causas; em que o magistrado da causa oferece jantar de aniversário para a parte; em que um ex-ministro de Estado se refere a um ministro do STF como ‘nosso advogado’ e ninguém se considera suspeito. Isso tudo é uma grande piada. Mas, tem os que acreditam nela.

Um hacker ajeitou a coisa toda e a PF precisa investigar e levantar quem fez o trabalho e quem o contratou. E punir todos exemplarmente. Não se pode esquecer que houve crime de corrupção neste País e que atingiu empresas estatais com pagamento de propina. Isso não tem como ser negado.

A bem da verdade, isso tudo parece desespero, pois até onde sei é normal juiz, promotor e advogado conversarem para tornar a causa célere. Ou não? Advogado defende uma das partes, o juiz opta por uma delas, mediante provas; e o promotor oferece ou retira a denúncia. Não é assim? E nem o pessoal do Judiciário está se entendendo neste caso, prova disso é que a OAB gaúcha diverge da nacional no caso. E aí, como fica?

Resumindo a ópera toda. Sérgio Moro é candidato a tudo no Brasil. Em 2022, ele estará ou no Planalto ou no Supremo e isso incomoda muita gente. E quem não gosta dele ou está enrolado ou sente ciúmes do carinha.



Comentários

Comente


*