Blog do Sarico

Ensino, o abismo a ser transposto


Na palestra que a Sicredi Integração Rota das Terras (RS) ofereceu no último dia 06, no Centro de Eventos de Tapera, com Gustavo Caetano, fundador e CEO da SambaTech, o carinha falou sobre educação e tecnologia e eu, de cara, lembrei do ensino no Brasil.

Hoje em dia, as nossas crianças, com três ou quatro anos, sabem mais do que seus pais quando estes tinham 20 ou mais. E uma criança de 15 anos tem mais informação hoje do que tinha um homem de 100 no século passado. Hoje, as crianças utilizam no seu dia a dia laptop, iPad, tablete, MP3, notebook, smartphone, entre outros. E o ensino – não educação, que deve ser dada em casa – recebido na escola é o mesmo que seus pais receberam. Como pode o Brasil avançar desse jeito se a cada meio ano o mundo se transforma?

O aluno ao chegar na sala de aula, tendo equipamentos e muita informação, se choca com outra realidade na escola e com a maioria dos seus professores. Veja o grau de dificuldade que o Brasil enfrenta neste sentido. E essa barreira precisa ser transporta o mais rápido possível. Para o bem do País e dos brasileiros. Esta deve ser uma das prioridades do novo governo, que assume em janeiro.

Atualmente, existe um abismo muito grande entre alunos, escolas e professores se levarmos em conta que o futuro surge à nossa frente a cada semestre.



Comente


*